Município está celebrando 150 anos de história e é considerado o berço da erva-mate no Estado
O município de Palmeira das Missões, Berço da Erva-mate, no ano que comemora seus 150 anos, recebe representantes do setor ervateiro dos cinco polos produtores do estado gaúcho, lideranças e autoridades para a Festa da Colheita da Erva-mate, que ocorre no dia 08 de agosto em curso. A Festa da Colheita da Erva-mate integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul, desde a sanção da Lei n.º 15.306, de 5 de agosto de 2019. A Lei inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa da Colheita da Erva-Mate, a ser realizada de forma itinerante em cada um dos cinco Polos Regionais Ervateiros. No ano de 2025 a Festa ocorrerá no Polo Ervateiro do Alto Uruguai, Região de Erechim e em 2026 no Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, Região de Machadinho.
Como antecedente à sanção da lei no ano de 2019, Palmeira das Missões e Novo Barreiro, haviam realizado de forma conjunta, em 2018, a “Abertura Oficial da Colheita de Erva-mate” no Polo Ervateiro Celeiro Missões, ação que integrou o “1º Dia de Campo Intermunicipal” numa parceria entre os dois municípios e instituições ligadas a atividade ervateira. Essa ação regional inspirou a realização da festa em todo o estado, integrando e envolvendo a partir daí os outros quatro Polos Ervateiros gaúchos.
A produção de folha verde no Rio Grande do Sul alcança cerca de 320 mil toneladas de folha por ano, em uma área de 36 mil hectares, somando ervais em produção e áreas que ainda não estão aptas a colheita. De acordo com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), existem 250 indústrias focadas no segmento, além de cerca de 14 mil produtores especializadas na produção da folha.
A realização do evento conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Administração Municipal de Palmeira das Missões, o Instituto Brasileiro da ErvaMate (IBRAMATE), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (ACEMA), a Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro Região dos Vales (Aspemva), a Associação dos Amigos da Erva-Mate, (AAErva-mate) o Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, o Sindimate/RS a Emater/RS-Ascar, a Câmara Setorial Estadual da Erva-mate e o Fundomate.
Fonte: Prefeitura de Palmeira das Missões