Na noite deste domingo (11), foram entregues os prêmios aos 12 vencedores da Mostra Gaúcha de Curtas no Palácio dos Festivais
Um filme de Tiradentes do Sul faturou o título de melhor curta gaúcho do 52º Festival de Cinema de Gramado. Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude, foi escolhido o melhor da mostra. O curta foi produzido entre Tiradentes do Sul e El Soberbio.
Os 12 vencedores da edição deste ano do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas foram conhecidos no domingo (11). O Festival de Cinema de Gramado segue até sábado que vem (17) quando serão entregues os Kikitos no Palácio dos Festivais.
A sinopse do curta “Chibo” traz a seguinte descrição: “Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do Rio Uruguai, onde trabalham com chibo, travessia clandestina de mercadorias para subsistência e comércio. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões desta fase da vida”.
Gabriela Poester e Henrique Lahude pesquisam e registram a fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul e a província de Misiones desde 2019. O curta Chibo (Edital Entre Fronteiras) e o desenvolvimento do longa-metragem Caça (Filma RS) são os primeiros projetos dessa parceria.
Os diretores são apoiadores do Festival de Cinema de Três Passos. Lahude, inclusive, já foi jurado e premiado e também promove o projeto Cidade Cinematográfica (que terá nova edição em 2024). Ele foi premiado no ano passado, em Gramado, com o curta “Messi” – filme produzido durante a Copa de 2022 tendo um menino de El Soberbio como protagonista.
Ficha técnica:
CHIBO | Tiradentes do Sul
Sinopse: Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do Rio Uruguai, onde trabalham com chibo, travessia clandestina de mercadorias para subsistência e comércio. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões desta fase da vida.
Direção: Gabriela Poester e Henrique Lahude
Da direção: Gabriela Poester e Henrique Lahude pesquisam e registram a fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul e a província de Misiones desde 2019. O curta Chibo (Edital Entre Fronteiras) e o desenvolvimento do longa-metragem Caça (Filma RS) são os primeiros projetos dessa parceria.
Empresa Produtora: Êa Êa Cinema
Roteiro: Gabriela Poester e Henrique Lahude
Produção: Henrique Lahude
Produção Executiva: Henrique Lahude
Elenco: Daniela Schmitz, Roselete Schmitz, Daiane Letícia Schmitz Oliveira, Jair Dornelles Oliveira
Direção de Fotografia: Henrique Lahude
Montagem: André Berzagui
Desenho de Som: Otávio Vassão
Redação Tertúlia Web e GZH