Pela lei eleitoral, segundo turno poderia ocorrer em 103 municípios do País
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15 capitais do Brasil terão segundo turno para a disputa para prefeito. Em 11 capitais, a disputa para o comando das prefeituras foi resolvido no primeiro turno.
Ao todo, o segundo turno será realizado em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. A segunda etapa da votação poderia ocorrer em 103 municípios.
Os dados do tribunal mostram que a abstenção dos eleitores brasileiros foi de 21,71%. Para a presidente do TSE, Cármen Lúcia, o número mostra que medidas devem ser tomadas para estimular o eleitor a votar.
Compra de votos
Sobre o volume de apreensões de dinheiro vivo durante a campanha eleitoral, a presidente do TSE disse, em coletiva de imprensa na noite de domingo, que é necessário um aprimoramento institucional para não permitir que os ilícitos prevaleçam.
Segundo a Polícia Federal, cerca de R$ 21 milhões em dinheiro foram apreendidos durante a campanha do primeiro turno. Há suspeita de compra de votos.
“É preciso que esses inquéritos terminem, o Ministério Púbico atue e nós termos a judicialização com o estudo sobre esses para casos para que se tenha um tratamento adequado”, completou.
Fonte: Agência Brasil