Festival nativista inicia nesta quinta-feira e segue até sábado, na capital missioneira
Um dos mais respeitados festivais de música nativista do Rio Grande do Sul chega a sua 15ª edição: o Canto Missioneiro da Música Nativa, além da 14ª edição do Canto Piá Missioneiro, no município de Santo Ângelo. O evento acontece de hoje, dia 14, até sábado, dia 16 de novembro, na Praça Pinheiro Machado, com acesso livre ao público, através de financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Após receber centenas de inscrições, no mês de outubro foram divulgadas as composições que estarão sendo defendidas ao longo do festival: doze músicas na etapa geral, outras dez músicas na etapa local, além de dez composições nas categorias juvenil e mirim do Canto Piá.
O patrono da edição deste ano é o poeta e compositor, Silvano Saragoso, que possui um histórico de contribuição à cultura missioneira, servindo de inspiração aos participantes e a todos que irão prestigiar o festival, pelo legado de seu trabalho artístico e cultural.
Um dos grandes destaques deste ano será o retorno do Canto Missioneiro ao cenário que notabilizou o festival em diversas de suas edições: o palco posicionado em frente à Catedral Angelopolitana, um dos pontos de maior tradição histórica do Estado, especialmente na região missioneira. Este componente estimulará ainda mais os músicos que estarão defendendo suas obras e valorizando as pessoas que estarão prestigiando o evento.
Com a responsabilidade de avaliar as composições que estarão se apresentando, os jurados do Canto Missioneiro de 2024 são nomes reconhecidos no cenário do nosso regionalismo: Analise Severo, Araken Maicá, Érlon Péricles, Francisco Brasil e Ricardo Comassetto.
Abrilhantando ainda mais a programação do festival, o público missioneiro poderá acompanhar shows especiais nos três dias de evento: Família Bilia, Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica, Murilo Vargas, Quarteto Coração de Potro e Walther Morais, estarão se apresentando.
Também serão realizadas oficinas culturais nas temáticas: “infância no galpão” e “origem da gaita ponto”, com participação gratuita ao público interessado.
O 15º Canto Missioneiro da Música Nativa e 14º Canto Piá Missioneiro é uma realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, e conta com financiamento do Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Rio Grande do Sul, além de produção cultural de Nova Produções, apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, e patrocínio cultural de Friolak, Machry Atacados, Larssen Madeireira, LogNovo e Girando Sol.
14.11.2024 – Quinta-Feira
14h – Oficina Infância no Galpão
19:30h – Abertura Oficial
20h – Show com a Família Bilia
20:30h – Apresentação da Fase Local
22:30h – Show com Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica
23:30h – Anúncio das Finalistas da Fase Local
15.11.2024 – Sexta – Feira
19:30h – Show com Murilo Vargas
20:30h – Apresentação Fase Geral
22:30h – Quarteto Coração de Potro com o Concerto Folcloreando
23:30h – Anúncio das Classificadas para Final
16.11.2024 – Sábado
14h – Oficina A Origem da Gaita Ponto (com Ricardo Comassetto)
17:00h – Canto Piá Missioneiro
19:00h – Entrega da Premiação Canto Piá
19:30h – Apresentação dos vencedores do Canto Piá
20:30h – Apresentação final do Canto Missioneiro
22:30h – Show com Walther Morais
23:30h – Entrega da Premiação
Redação Tertúlia Web