Entidade oferece conhecimentos para fortalecimento inicial das plantas, visando controle de pragas e mitigação de efeitos do calor excessivo.

O estande da Emater/RS-Ascar na ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo, na Região Noroeste do Estado, oferece conhecimentos sobre a aplicação da homeopatia na agricultura, principalmente em relação à produções de hortas domésticas. As orientações disponibilizadas contribuem para uma colheita mais saudável e equilibrada, atuando desde a germinação das sementes até o fortalecimento das plantas e o controle de insetos.
A prática favorece o agroecossistema, beneficiando o solo, a água, as plantas e os animais, como salienta a extensionista social Delires Kirst.
“O uso da homeopatia possibilita uma produção limpa e segura. Se aplicamos um produto homeopático hoje, podemos consumir a hortaliça imediatamente, sem risco para a saúde. Além disso, esse método evita desequilíbrios no ambiente, reduzindo a incidência de doenças e pragas”, diz Delires Kirst.
Para demonstrar as vantagens e procedimentos, a Emater instalou uma horta no local, com grande diversidade de espécies cultivadas de forma consorciada, como alface, couve, pimentão, beterraba, salsa, cebolinha e berinjela, além de flores. O modelo busca replicar hortas tradicionais de propriedades familiares, promovendo biodiversidade e resistência natural às adversidades.
“Cada fase do desenvolvimento das plantas exige uma leitura do ambiente para definir a homeopatia mais adequada”, afirma a extensionista.
Além da aplicação na agricultura, a homeopatia também pode ser utilizada na pecuária e até na saúde humana, neste caso sempre com o acompanhamento de um médico.
“Ela busca tratar a causa do problema, não apenas os sintomas, equilibrando todo o sistema”, complementa Delires.
A irrigação da horta implantada na feira é realizada por gotejamento, garantindo um uso eficiente da água e promovendo maior sustentabilidade na produção.
A ExpoAgro Cotricampo ocorre de 19 a 22 de fevereiro, no Campo Experimental da Cotricampo, em Campo Novo. A feira pode ser visitada das 8h às 18h, com entrada gratuita.
Fonte: Correio do Povo