Nessa semana, mais duas prefeituras publicaram decretos: Barra do Guarita e Redentora

Subiu para nove o número de municípios com decretos de situação de emergência em razão da estiagem na Região Celeiro. Nessa semana, mais duas prefeituras publicaram decretos: Barra do Guarita e Redentora. Os municípios ficam no aguardo da homologação por conta do Governo do Estado e o reconhecimento federal. Após isso, poderão receber recursos emergenciais e os agricultores buscarem a renegociação de financiamentos agrícolas.
Dos 21 municípios que integram a Região Celeiro, decretaram emergência pela estiagem até o momento: Humaitá, São Martinho, Esperança do Sul, Braga, Inhacorá, Miraguaí, São Valério do Sul, Barra do Guarita e Redentora. Os decretos das prefeituras de Esperança do Sul, Miraguaí, São Valério do Sul e Inhacorá já foram reconhecidos pela União.
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 250 relataram algum problema causado em decorrência da estiagem. Conforme balanço da Defesa Civil Estadual, 243 prefeituras já oficializaram os decretos de situação de emergência, o que representa uma população de quase 2,5 milhões de gaúchos. Destas, 131 tiveram obtiveram homologação do governo do Estado e 105 foram reconhecidos pelo governo federal.
Fonte: Rádio Alto Uruguai