Números foram divulgados pelo Inep, na última sexta-feira (11) e representam importante conquista para a região Noroeste

Reportagem: Vinicius Araujo (Tertúlia Web)
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – unidade Três Passos, está celebrando dois importantes reconhecimentos que a colocam entre as melhores instituições do Rio Grande do Sul.
A partir de dados divulgados na última sexta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior (Enade) realizado em 2023, o curso de Agronomia da UERGS de Três Passos é considerado o segundo melhor do Estado (entre 39 cursos avaliados), atingindo nível 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dado que considera o Enade na sua composição.
Esse conceito considera a percepção e o desempenho de estudantes concluintes de graduação; a formação docente, incluindo o número de profissionais com mestrado e doutorado; e a infraestrutura dos cursos.
Em relação ao conceito Enade, o curso de Agronomia da UERGS – unidade Três Passos, ficou classificado como o terceiro melhor do Rio Grande do Sul, também a frente de universidades públicas tradicionais nesta área acadêmica, como Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Iniciado em 2015, após anos de luta da comunidade regional, o curso de Agronomia na UERGS – unidade Três Passos já formou 120 profissionais. Atualmente, são 177 estudantes matriculados no curso, oriundos de pelo menos 21 cidades do Rio Grande do Sul e um acadêmico de São Paulo (SP). A universidade estadual conta com oito docentes atuando neste curso de graduação, além de uma equipe de servidores que dão suporte ao funcionamento administrativo da unidade.
“Tivemos a confirmação de um trabalho que vem em uma crescente. Que tem uma preocupação com a qualidade do ensino, refletindo em bons frutos numa perspectiva regional e de parcerias, que se fortalecem a cada dia”, destaca o professor Robson Bohrer, diretor do campus IV da UERGS. Para ele, ter um curso com essa qualidade, fora do eixo Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, denota algo muito significativo, pela representatividade desta conquista.
Eduardo Lorensi de Souza, coordenador do curso na unidade Três Passos, ressalta que essa conquista deve ser compartilhada com todos os apoiadores da universidade em nível regional. “Nosso curso tem apenas dez anos de existência e já chegou a esse patamar”, comemora Eduardo, pontuando ainda que o foco de todos os docentes e demais servidores da unidade de Três Passos é a busca diária pela excelência, qualificando os estudantes da melhor maneira possível.
No ranqueamento nacional do CPC, o curso de Agronomia da UERGS Três Passos ocupa a 30ª colocação, entre 410 cursos avaliados. No ranking do Enade, ocupa a 65ª colocação em nível de Brasil.
Redação – Tertúlia Web