O início das inscrições será no dia 16 setembro

A Unijuí Campus Três Passos, anunciou na quinta-feira (4), em um Café com Autoridades, que a partir do Vestibular de Verão 2026, a Universidade contará com a oferta de novos cursos, retomando Administração bacharelado, com duração de quatro anos, bacharelado em Ciências Contábeis, também pelo período de quatro anos e, possivelmente, Psicologia, com cinco anos de graduação, além do tradicional curso de Direito. O início das inscrições será no dia 16 setembro.
Para o curso de Psicologia já há autorização para a implantação no campus, entretanto, se aguarda a finalização dos trâmites pelo Ministério da Educação, que constitui-se na publicação da portaria que formaliza, de fato, esse processo, possibilitando que a Unijuí ofereça esse curso já no próximo vestibular, conforme expectativa da vice-reitora, Bruna Comparsi.
“Nós temos sim a expectativa de que isso aconteça ainda em 2025. Estamos muito felizes com essa novidade e temos a certeza da importância pra nossa região celeiro a partir de uma formação qualificada, em que a nossa universidade vem fazendo ao longo dos anos, formando profissionais que se destacam nas suas profissões que contribuem para o desenvolvimento da nossa região”, afirma.
Segundo o reitor, Dieter Siedenberg, a iniciativa foi desencadeada a partir de alguns movimentos que a própria comunidade demandou, por meio da CACIS, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Sindilojas. “Todas as instituições voltaram pra Unijuí e disseram ‘nós queremos vocês aqui’, e isso bateu com interesse nosso, que é de estar aqui presente firme e forte”, alegou.
Atualmente, a Unijuí é uma instituição reconhecida pelo MEC com notas de excelência e, para que todos tenham acesso a ela, há uma preocupação financeira da parte da administração da Universidade. Devido a isso, existe um programa chamado Crédi-Unijuí que oportuniza o estudante pagar apenas parte da mensalidade, agora, a entidade instituiu um programa de flexibilização de pagamento ampliado, no qual os estudantes de toda a região podem cursar o ensino superior pagando apenas 1/3 do valor da mensalidade durante o período de permanência na instituição, o restante é pago após a formação, sem juros.
O próximo passo, de acordo com o professor Edson Padoin, coordenador de Administração, representantes da Unijuí trabalharão na região com intuito de envolver prefeituras, sindicatos, CDLs, e Câmaras de Vereadores, para viabilizar o transporte para que os alunos possam vir até o campus com transporte subsidiado pelos municípios.
Fonte: Rádio Alto Uruguai