Encontro estadual do partido ocorreu neste domingo (30)

O deputado federal Paulo Pimenta foi anunciado neste domingo (30), durante o encontro estadual do PT gaúcho, como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Na mesma oportunidade, o ex-deputado Edegar Pretto foi confirmado como pré-candidato a governador do RS.
Até a última sexta-feira (28), a vaga para concorrer ao Senado estava em disputa entre Pimenta e o senador Paulo Paim. Nas redes sociais, Pretto afirmou que, em diálogo com a direção do partido, Paim tomou a decisão de encerrar sua trajetória no Senado e apoiar a candidatura de Pimenta. A saída de Pimenta da Câmara dos Deputados também abre espaço para que outros nomes do partido disputem uma vaga em Brasília.
Além do Partido dos Trabalhadores, o ato político teve representações e falas do PDT, PSOL, PSB, Avante e PV.
Ao Sul21, Pimenta falou sobre os desafios da campanha ao Senado. “Dar sequência ao trabalho do senador Paim já é um enorme desafio. Eu estou convencido de que o Rio Grande do Sul precisa de um senador com disposição de brigar pelas pautas e pelas causas do nosso estado. Acredito que estou preparado para isso. Eu quero abrir as portas do governo federal para o Rio Grande do Sul, para que se possa ter crescimento, gerar emprego, criar oportunidades e melhorar a vida da nossa gente”, declarou.
Já Edegar Pretto salientou que faltam apenas dez meses para o primeiro turno das eleições de 2026: “Quero ter a honra de ser ouvido e também escutar todas aquelas lideranças que têm muito a contribuir com o projeto que vamos apresentar na eleição do ano que vem”, disse. Dirigiu-se aos presentes na convenção: “Vamos correr juntos. Onde eu não puder estar, que vocês sejam a representação do projeto que nós vamos representar. Que não faltem, no dia 4 de outubro do ano que vem, quatro votos por cidade – que foi o que faltou para chegarmos ao segundo turno”, frisou, relembrando a última eleição ao Piratini. “Faltou muito pouco [para ir ao segundo turno]”.
Fonte: Sul 21





