Atleta três-passense no futebol universitário dos EUA
O atleta Pedro Augusto Schäfer da Silva, 18 anos, de Três Passos, viaja no final do mês de julho para os Estados Unidos, onde jogará o campeonato de futebol universitário (o soccer americano) pela Dodge City Community College, no estado do Kansas.
Pedro iniciou muito cedo aos 5 anos de idade no futebol de salão no time da Academia Saúde, tocada pelos professores Valter e Fabrício Brust. Em seguida migrou para o campo jogando pela escola Craques do Futuro, do professor Fabio Facione. E foi no futebol de campo que ele decidiu seguir a carreira de jogador.
Jogou pelo Três Passos Atlético Clube o Gaúchão Sub 15 em 2019 e quando parecia que a vida no mundo da bola iria engrenar veio a pandemia e mudou tudo. Foram praticamente dois anos sem disputas oficiais. E isso para um atleta de base é muito ruim.
No segundo semestre de 2021 veio o convite do Progresso Futebol Clube de Pelotas, RS, para que Pedro Augusto mudasse de casa e fosse jogar o Gaúchão Sub 17 pela tradicional equipe Pelotense. A decisão de mudar de ares se mostrou um grande acerto. Por lá Pedro ajudou o Progresso a chegar na final do campeonato gaúcho Sub 17, quando foram superados pelo Inter de Porto Alegre. O título não veio, mas o gostinho de jogar em alto nível depois da parada pela pandemia e poder representar o maior clube de formação do interior do RS numa final contra um dos maiores clubes do país, deu a certeza de que a decisão de mudar de clube valeu a pena, segundo Pedro.
Também em função da grande campanha do Progresso no Gaúchão Sub-17/2021 e do desempenho de Pedro Augusto ao longo do certame surgiu o convite para outra mudança em sua vida. Dessa vez bem mais drástica: mudar para os Estado Unidos e jogar o campeonato universitário de futebol, por lá chamado de soccer. E outra vez Pedro Augusto decidiu por encarar o desafio e representar o futebol Trespassense na terra do Tio Sam.
Após receber propostas de três universidades a escolhida foi a Dodge City Community College, meio oeste americano, no estado do Kansas. Por lá Pedro Augusto viverá a rotina de estudante/atleta porque no sistema esportivo universitário americano o atleta tem obrigação de estudar também. Isso em qualquer modalidade.
No final de julho Pedro Augusto se apresenta para dar início a pré-temporada visando o campeonato universitário que começa em meados de agosto. E a preparação já teve início aqui no Brasil, por orientação de seu treinador na Dodge, Óscar Zelaya. Pedro Augusto treina com o professor Tiago Rodrigues há mais de trinta dias e garante que chegará em Dodge City pronto para ajudar seu time a buscar grandes conquistas. Aliás, Conquistadors (Conquistadores) é o apelido - algo da tradição americana - dos times da universidade Dodge City.
“Estou ansioso para chegar nos Estados Unidos e buscar meu espaço e o reconhecimento dentro do futebol, pra quem sabe daqui a alguns anos depois de concluir meu curso superior poder jogar as ligas profissionais, como a MLS”.
Desejamos uma boa sorte ao Pedro Augusto e muito sucesso guri!