Na pauta, urgência no apoio aos municípios afetados pelo ciclone, medidas de proteção e apoio ao setor leiteiro, e prioridade para obras de infraestrutura regionais.
Uma comitiva de lideranças da região Celeiro esteve reunida, nesta quinta-feira (10), em Brasília (DF), na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com o vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Entre os assuntos tratados, esteve a ajuda federal para os municípios da região que foram impactados pelo ciclone extratropical, no último dia 12 de julho.
No encontro foi solicitada ajuda do governo federal, especialmente através da Defesa Civil Nacional, para sejam agilizados os repasses financeiros e de outros itens, aos municípios atingidos pelo ciclone: Sede Nova, Humaitá e Campo Novo.
Os ministros se comprometeram em realizar um encontro virtual e também designar um servidor da Defesa Civil Nacional para que esteja visitando os municípios e formatando em conjunto com as prefeituras o plano de trabalho, garantindo recursos para reconstrução de moradias e prédios públicos.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, destacou que estará articulando com o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, e com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o lançamento de uma linha de financiamento especial, com recursos subsidiados, que possam beneficiar os produtores rurais atingidos pelo ciclone, viabilizando recursos financeiros para reconstrução de suas unidades agrícolas.
Durante a reunião, o deputado estadual Adão Pretto Filho apresentou imagens dos danos causados pelos ciclones e entregou um documento ao vice-presidente, requisitando informações sobre o cronograma de liberação de recursos aos municípios em situação de emergência reconhecida pela União, além de buscar acesso a informações atualizadas sobre ações do governo voltadas para o estado.
A situação no Rio Grande do Sul
Os ciclones ocorridos em junho e julho resultaram em 58 municípios gaúchos declarando situação de emergência e/ou calamidade, com reconhecimento federal. Houve 16 mortes, 214 feridos, 4.047 desabrigados, 54.612 desalojados e 553.321 afetados após o primeiro ciclone. O segundo evento afetou 15 municípios, resultando em duas mortes, 32 feridos, 520 desabrigados, 673 desalojados e 18.079 afetados.
Comissão Externa
A Comissão Externa de acompanhamento aos municípios afetados pelos ciclones foi estabelecida em julho, por iniciativa de Adão Pretto na Assembleia Legislativa. Durante um período de 30 dias, foram realizadas visitas a municípios afetados e reuniões com governos municipais, estaduais e federais. O relatório resultante dessas atividades servirá como base para a proposição de medidas ao poder executivo, visando o bem-estar e a segurança das populações impactadas pelos ciclones. O documento será submetido à aprovação no plenário da Assembleia nas próximas semanas.
Reivindicações do Município de Três Passos
O presidente da Câmara de Vereadores de Três Passos, Diego Maciel, em conjunto com os vereadores Nader Umar, Gilmar Maier, João Boll e Ingomar Sandtnder, encaminharam pedido para que sejam adotadas medidas de renegociação facilitada dos créditos contratados via Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, além de ampliação do programa.
Também reforçaram o pedido de apoio para concretização de importantes obras de infraestrutura regional: ponte interestadual sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Barra do Guarita/RS e Itapiranga/SC; e a ponte internacional entre Tiradentes do Sul/RS e El Soberbio (Argentina).
A comitiva regional ainda aproveitou para encaminhar solicitação de medidas urgentes de controle da importação de produtos lácteos de países do Mercosul, e medidas antidumping, protegendo a cadeia produtiva de leite nacional, base de sobrevivência socioeconômica de milhares de famílias, especialmente de pequenos produtores rurais da região Celeiro.
Participaram da audiência, o deputado federal Marcon (PT), o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), superintendente do BNDES, representante do Ministério da Agricultura, a suplente do senador Paulo Paim (PT/RS), Cleonice Back, além do presidente da Câmara de Vereadores de Campo Novo, João Franco Bindé, e os vereadores de Sede Nova: Plínio Collet, José Chiogna e Mauro Weschenfelder.
*Redação – Tertúlia Web