Comitiva esteve reunida com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, nesta quinta-feira (08)
Empenhada em buscar soluções para os problemas que ocorrem na área da saúde no município, a administração municipal de Três Passos, juntamente com uma comitiva de lideranças da região, esteve em audiência com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, na tarde desta quinta-feira (08).
No assunto principal da pauta, a possibilidade de abertura de uma UTI Neonatal, no Hospital de Caridade de Três Passos. O objetivo da implantação do serviço seria prestar uma assistência qualificada aos recém-nascidos, principalmente de alto risco, por meio de uma equipe multidisciplinar especializada.
O prefeito, Arlei Tomazoni, explicou que a região necessita oferecer este tipo de serviço, evitando a agonia das famílias em busca de leitos e, principalmente, óbitos por falta desse atendimento. O chefe do executivo esteve acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Ipê, da secretária municipal de Saúde, Maria Helena Krumennauer, além de outras lideranças locais e regionais.
“Perdemos muitas vidas e estamos preocupados em encontrar soluções para resolver esta situação, pois nenhum pai, mãe ou familiar merece passar pelo desespero em buscar um leito de UTI Neonatal para salvar a vida de seu filho ou família”, explicou o prefeito.
O vice-prefeito complementou que “as UTIs Neonatais de referência de Três Passos ficam muito longe da região, o que acaba dificultando o atendimento”, acrescentando que “o Hospital de Caridade tem estrutura e todo o apoio para a implantação, podendo ser referência em UTI Neonatal”.
A secretária de Saúde de Três Passos, Maria Helena Krumennauer, explicou durante a reunião a importância do município, junto com a UTI Neonatal, ter a complementação do serviço com a implantação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, de um Centro de Parto Normal e de um Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR).
Ficou pactuado que a Secretaria Estadual de Saúde irá fazer visitas aos municípios de referência (Três Passos, Tenente Portela e Frederico Westphalen) para tratar sobre a UTI Neonatal e outras linhas de cuidado para as gestantes normal e de alto risco, assim como, para os recém-nascidos.
Ao final da reunião, a secretária estadual, Arita Bergmann, ponderou que o governo estadual irá avaliar qual dos três municípios têm mais condições de receber uma UTI Neonatal.
Ainda esteve na pauta da reunião, a estrutura do Centro de Hemodiálise e do novo bloco cirúrgico que está sendo construída no Hospital de Caridade.
Também participaram do encontro, Janir Branco, chefe de gabinete do vice-governador Gabriel Souza; a ex-deputada estadual, Zilá Breitenbach, atualmente no cargo de secretária adjunta de Obras Públicas do Estado; o prefeito de Barra do Guarita e presidente da Amuceleiro, Rodrigo Locatelli Tisott; o vereador e secretário executivo da Amuceleiro, Nader Umar; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Três Passos, Lotário Schlindwein; o coordenador de enfermagem do Hospital de Caridade, Lucas Real; e a assistente social do Hospital de Caridade, Mauricéia Gaspareto.
*Fonte: Ascom Prefeitura de Três Passos