Enredo teve crítica às elites e exaltação à cultura alternativa e urbana
O rapper Mano Brown participou, neste sábado (10), do desfile da escola de samba Vai-Vai, que voltou ao Grupo Especial e homenageou a cultura hip-hop no Brasil e no mundo. O artista fez a abertura da apresentação e esteve com Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, também membros do Racionais, durante a execução do enredo.
Ele deu início ao desfile com a seguinte frase: “São Paulo, 10 de fevereiro de 2024, dez e meia da noite”. A fala é uma referência à música “Diário de Um Detento”, do Racionais. O enredo da escola, “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, também foi uma homenagem ao grupo de rap.
A composição fez referência à cultura popular paulistana, incluindo a própria escola, e o compositor Nelson Triunfo, figura-chave na cena da música negra brasileira ligada à soul music e ao hip-hop. O samba enredo também faz homenagem ao quilombo Saracura, que existiu na região onde hoje fica a sede da agremiação, no Bixiga.
Além dos membros do Racionais, outros grandes nomes do rap estiveram presentes neste sábado, como Thaíde e Xis, que representaram a “velha guarda” do gênero, e a dupla de irmãs Tasha e Tracie, simbolizando a nova geração.
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também participou do desfile.
*Fonte: Diário do Centro do Mundo – DCM