Entidade irá priorizar o bem-estar e a saúde das pessoas, sem perder de vista o cuidado com o ambiente e os ganhos econômicos na agropecuária
A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), anuncia novidades para a 8ª Expoagro Cotricampo, em Campo Novo. A programação oficial traz atividades exclusivas no evento. Nos quatro dias da feira (21 a 24/02) a Emater/RS-Ascar irá priorizar o bem-estar e a saúde das pessoas, sem perder de vista o cuidado com o ambiente e os ganhos econômicos na agropecuária, essencial para a sobrevivência no campo.
A gestão está a cargo do gerente regional da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Fábio Pasqualoto, e do gerente adjunto, Bergson dos Santos. A coordenação dos trabalhos no espaço da Emater/RS-Ascar na Expoagro Cotricampo está sob a responsabilidade da extensionista rural Rejane Gollo Fornari.
Conheça os espaços:
– Famílias e Suas Ruralidades: uma das novidades deste ano, neste espaço os visitantes poderão participar de três oficinas: a) Oficina do Autocuidado oferece um refresca-pés e, de brinde, sachê com sal misturado a plantas para ser usado no refresca-pés feito em casa; b) Oficina Trilha dos Sentidos coloca o público em contato com cheiros, texturas e sons que irão proporcionar experiência sensorial; c) Oficina Plantas Medicinais do Mato e da Capoeira valoriza plantas nativas, reconhecidas pela comunidade e pela ciência, a exemplo da sucará, açoita-cavalo, mastruz, chapéu-de-couro, salsaparrilha, pata-de-vaca e guaviroba.
– Cozinha Experimental: parceria da Cotricampo e do Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso (Cetreb), oferece oficinas de Massas Coloridas. Será a primeira vez que a Cozinha Experimental irá funcionar no Espaço da Emater/RS-Ascar. As vagas são limitadas e o público interessado já pode se inscrever, com antecedência, em uma das Unidades da Cotricampo.
– Homeopatia: outra novidade, este espaço mostra o desempenho de algumas plantas, tratadas com produtos homeopáticos. O objetivo é oferecer aos produtores rurais oferta de possibilidades na prevenção e tratamento de doenças, tendo em vista que há mais de 200 anos a homeopatia tem sido considerada uma prática complementar na saúde de plantas e animais.
– Bovinocultura de Leite: traz uma coleção de forrageiras de verão, anuais e perenes com o foco na produção de leite com baixo custo, dentre elas uma variedade transgênica de alfafa que facilita o controle de invasoras. Os sistemas intensivos de produção de leite, free stall e Compost Barn, também são valorizados neste espaço.
– Horticultura: mesmo no alto verão, este espaço traz variedades biofortificadas de mandioca e de batata-doce (com 10 vezes mais betacaroteno que as batatas-doces convencionais). O espaço também valoriza as folhosas, a exemplo da alface e rúcula, em diferentes sistemas de cultivo, com e sem malhas de sombreamento, mas sempre com irrigação.
– Secagem e Armazenagem de Grãos: chama a atenção para a qualidade do milho, que pode ser alcançada quando o grão vai sendo seco aos poucos, dentro de silos projetados para esta finalidade.
– Café com Pão para Imprensa: irá reunir convidados no espaço da Emater/RS-Ascar, na sexta-feira (23/02), às 16h. Durante o café, será apresentado o cenário da produção de grãos da Região Celeiro do Estado.
Ainda na sexta-feira (23/02), às 14h, a Emater/RS-Ascar terá participação no 11º Seminário Regional de Atividade Leiteira: Leite em Debate no Galpão, com a presença do zootecnista do Núcleo de Desenvolvimento Agropecuário, Jaime Ries. O Seminário é promovido pela Cotricampo, na Arena Bovinos.
*Fonte: Ascom Emater/RS-Ascar