Medidas visam garantir um atendimento mais humanizado, cumprindo determinações da legislação

Os departamentos pessoal e de segurança do trabalho e meio ambiente da Cotricampo, em conjunto com a equipe de supervisão dos supermercados, está realizando nas últimas semanas importantes adequações nas 12 lojas que compõe a rede Super Cotricampo na região.
Todos os supermercados da cooperativa estarão com caixas específicos para atendimento especial e prioritário para consumidores que pertençam aos grupos de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças de colo, conforme determina a legislação brasileira. Os caixas estão tendo suas identificações visuais reforçadas e melhoradas, para que todos possam observar e haja uma melhor organização.
Também foi realizado um treinamento especial para um atendente de caixa por supermercado para que este realize da melhor maneira o trabalho de atendimento preferencial durante o expediente.
Outra medida que está recebendo ajuste por parte da cooperativa, são as vagas de estacionamento reservadas para públicos prioritários. Nas lojas de Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Redentora, São Martinho, Sede Nova e Três Passos, que contam com estacionamento privativo, as vagas estão melhor definidas e sinalizadas, garantindo maior conforto aos públicos abrangidos e o respeito às normas que regem essa questão. Nas demais lojas, também está havendo melhoria na sinalização das vagas de estacionamento prioritário.
Outra ação definida pela cooperativa nos supermercados, é colocar a disposição das famílias um adesivo para identificação de pessoas que possuem TEA – Transtorno do Espectro Autista, garantindo um atendimento humanizado e diferencial.
A Cotricampo também pede aos consumidores dos supermercados que estiverem portando bolsas e mochilas, para que deixem estes itens no guarda-volumes, localizado na entrada das lojas. Também não é permitido o consumo de bebidas e alimentos durante a realização de compras, no espaço interno das lojas.
Relevância das medidas
A importância dos caixas preferenciais e vagas de estacionamento em supermercados está em garantir o acesso no atendimento para grupos como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças de colo, conforme determina a legislação brasileira. Estas medidias promovem inclusão, conforto, igualdade e cidadania.
Quem se beneficia com os caixas preferenciais?
As pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento prioritário, nos termos da Lei 14.626/2023.
Obs: Os acompanhantes ou atendentes pessoais das pessoas referidas acima, serão atendidos junta e acessoriamente aos titulares da prioridade de que trata esta Lei.
Quem pode usar o caixa preferencial?
O caixa é destinado a públicos específicos e deve ser respeitado por todos os outros consumidores. A prioridade máxima é para idosos com 80 anos ou mais. Em seguida, vêm os demais idosos (60+) e os outros grupos mencionados, que têm a mesma prioridade entre si e são atendidos por ordem de chegada.
Caso não haja nenhuma pessoa com prioridade utilizando o caixa, o operador pode atender outros clientes para não comprometer a agilidade, mas deverá dar preferência à pessoa elegível quando ela chegar.
Fonte: Departamento de Comunicação Social e Marketing – Cotricampo