O levantamento envolve informações sobre perdas, fases de desenvolvimento das lavouras e ocorrências climáticas ou fitossanitárias que possam impactar a safra

No dia 1º de outubro (quarta-feira), entidades do setor agropecuário reuniram-se na Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos para auxiliar o IBGE no levantamento de dados sobre a produção agrícola do município.
O encontro contou com a presença do coordenador da agência do IBGE de Três Passos, Willian Heineck, além de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, cooperativas, instituições financeiras e agricultores.
Durante a reunião, foram discutidos os números referentes a algumas das principais culturas agrícolas do município, que hoje apresentam a seguinte estimativa de área cultivada:
Aveia: 100 hectares
Canola: 100 hectares
Trigo: 3.500 hectares
Milho grão: 2.300 hectares
Milho silagem: 3.100 hectares
Soja: 9.500 hectares
Triticale: 100 hectares
Fumo: 1.800 hectares
Feijão preto: 20 hectares
O levantamento realizado pelo IBGE envolve não apenas a estimativa de área e produção, mas também informações sobre perdas, fases de desenvolvimento das lavouras e ocorrências climáticas ou fitossanitárias que possam impactar a safra.
Segundo Willian Heineck, esses dados são fundamentais para oferecer um panorama confiável e atualizado da agricultura de Três Passos, fortalecendo o setor, proporcionando mais segurança aos produtores e fomentando o desenvolvimento local.
O trabalho conjunto entre IBGE, entidades representativas e produtores rurais reforça a importância da integração para que o município mantenha informações sólidas sobre sua produção agrícola, apoiando políticas públicas e decisões estratégicas para o futuro da agricultura.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura Municipal de Três Passos