Objetivo é desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana sustentável e eficiente, em conformidade com a Lei Federal nº 12.587/2012

O Município de Três Passos firmou a contratação da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FUNDATEC) para a elaboração de estudos e propostas de intervenções em mobilidade urbana. A contratação foi realizada por dispensa de licitação nº 13/2025, conforme o processo administrativo nº 7399/2025 e a Licitação nº 289/2025, no valor total de R$ 125.057,00.
O objetivo é desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana sustentável e eficiente, em conformidade com a Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O prazo para a conclusão do trabalho é de até seis meses.
De acordo com o prefeito em exercício, Rodrigo Ipê, a FUNDATEC, instituição com ampla experiência em engenharia de tráfego e mobilidade urbana, será responsável por realizar levantamentos técnicos, diagnósticos, propostas de soluções e a entrega de plantas, croquis e pré-projetos de engenharia viária. “O plano também prevê a participação da comunidade, com a realização de audiências públicas”, destacou Ipê.
Os pagamentos serão efetuados em seis etapas, conforme o andamento das atividades, até a entrega final do plano. Toda a contratação foi validada pelo setor jurídico da Prefeitura e conta com recursos orçamentários da Secretaria Municipal de Obras e Viação.
A iniciativa busca melhorar a circulação, a segurança e a qualidade de vida da população trespassense, promovendo um desenvolvimento urbano mais organizado e sustentável.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Três Passos





