Marco Aurélio Mello não gostou das declarações do juiz Sérgio Moro; o ministro criticou o magistrado da Lava Jato por fazer “recomendações” aos ministros do STF em relação ao julgamento da prisão depois de condenação em segunda instância; Marco Aurélio diz que há hoje “um patrulhamento incrível de ministros” do Supremo que seguem uma linha garantista
22 DE MARÇO DE 2018 ÀS 06:03 //
Paraná 247 – O ministro Marco Aurélio Mello criticou o juiz Sergio Moro por fazer “recomendações” aos ministros do STF em relação ao julgamento da prisão depois de condenação em segunda instância. Marco Aurélio diz que há hoje “um patrulhamento incrível de ministros” do Supremo que seguem uma linha garantista.
“Me preocupa a situação atual”, afirma. “Sabe qual é o sentimento da turba? É que quando votamos uma garantia constitucional, queremos proteger os safados, quem claudicou. Ora, paga-se um preço por se viver no Estado de Direito, que é o estrito cumprimento da lei.”
O ministro segue: “Vamos combater a corrupção, mas respeitando a lei das leis, que é a Constituição. Fora dela, diria Rui Barbosa, não há salvação”. É preciso ter “resistência democrática e republicana, senão vai de cambulhada. E as pessoas esquecem que o chicote muda de mãos, como já dizia Machado de Assis”.
As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.