O atraso na colheita do grão influenciou a alta das cotações, já que muitos produtores têm retardado o cumprimento de contratos
Farming Brasil
Incertos quanto à qualidade da soja 2017/2018 – devido às irregularidades climáticas na América do Sul –, vendedores brasileiros se afastaram do mercado spot nos últimos dias, impulsionando os valores da oleaginosa. Além disso, segundo pesquisadores do Cepea, o atraso na colheita da soja no Brasil também vem influenciando a alta do preço da soja, já que muitos produtores têm retardado o cumprimento de contratos. Outros vendedores, por sua vez, estão retraídos, à espera de melhores oportunidades de negócios.
Preço da soja
Nesse cenário, os atuais patamares do preço da soja, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, já são os maiores desde o primeiro trimestre de 2017, em termos nominais. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) subiu 2,66% entre 16 e 23 de fevereiro, para R$ 76,74 por saca de 60 quilos na sexta-feira (23/02) – o maior patamar diário desde 23 de janeiro de 2017, em termos nominais. O Indicador CEPEA/ESALQ Paraná avançou 2,17% no mesmo período, fechando a R$ 71,15 por saca de 60 quilos na sexta, também o maior desde 27 de janeiro do ano passado. Fonte: Cepea.
Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: http://sfagro.uol.com.br/preco-da-soja-alta-cepea/?utm_source=push