Clima não ajudou nos últimos dois anos, a expectativa dos sojicultores é que a produtividade seja 43% maior do que na última safra, alcançando 4,8 milhões de toneladas
A área de cultivo de soja no oeste da Bahia deve crescer 7% nesta safra, cerca de 1,4 milhão de hectares. Já em produtividade, a expectativa é de crescimento de 43% em relação à safra 2013/2014. Depois de dois anos com muita seca, o clima deve ser favorável para o desenvolvimento das lavouras baianas.
A Expedição Soja Brasil visitou as lavouras do oeste baiano. Conhecemos a propriedade do produtor Franco Bosa, em Luís Eduardo Magalhães. Ele pretende colher 60 sacas por hectare. Bosa semeou quase mil hectares com o grão de ciclo tardio, com desenvolvimento de 130 dias, porque acredita que oferece desempenho melhor em períodos de estiagem.
Na região, 90% das lavouras da região são de sequeiro, tipo de cultivo que depende da chuva. Se o clima colaborar e não existir grandes problemas com pragas, a produção de soja pode crescer 43% e chegar a 4,8 milhões de toneladas. Essa é a estimativa da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba).
– A gente está apostando tudo e mais um pouco nesta safra. Porque a gente já vem de dois anos de safra mediana para ruim. Essa safra será a salvação da lavoura. Tomara que a chuva não falte e que a gente consiga controlar as pragas e doenças. Se Deus quiser, tudo vai dar certo – espera Franco Bosa. (Bosa é natural de Campo Novo-RS)
Franco é casado, 37 anos, graduado em Zootecnia pela PUC/GO e pós-graduado em Bovinocultura de Corte pela UNP. Atuou como zootecnista, agropecuarista, administrador rural e professor de ensino superior.Foi Diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães no período 2006-2014 e Diretor Técnico de Pecuária do mesmo sindicato para o exercício 2015-2018. Também é agente vacinador de brucelose cadastrado pela ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.
Secretário Municipal da Pref. de Luiz Eduardo Magalhães(BA): Franco André Bosa
Roberta Silveira | Luís Eduardo Magalhães (BA)