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Deputados federais usam cota parlamentar para comprar reportagens

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Guilherme Martins
Do Intercept Brasil

Quarenta e um deputados federais de 14 estados e do Distrito Federal gastaram, em 2017, ao menos R$ 754 mil em dinheiro público na compra de reportagens em sites, blogs, jornais e revistas influentes nas regiões em que foram eleitos. É o que mostra levantamento realizado para The Intercept Brasil pelo marcozero.info, projeto de jornalismo de dados aplicado à política.

Ao todo, foram analisadas, na seção de transparência do site da Câmara dos Deputados, mais de 2 mil notas fiscais de empresas de comunicação que receberam por serviços de divulgação de atividades dos parlamentares. Desse total, 316 recibos, emitidos por 61 empresas entre 1 de janeiro e 4 de novembro, traziam explicitamente a referência à publicação de matérias.

Muitas dessas reportagens compradas sequer foram identificadas nas publicações como tal. O tema tem passado ao largo da fiscalização na Câmara, que é baseada fundamentalmente em regras que se limitam à questão contábil.

Deputado do MDB lidera gastos

O deputado que mais comprou matérias foi Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB), que gastou R$ 124 mil da cota parlamentar para este fim.

Veneziano, que é irmão do ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo Filho, cumpre seu primeiro mandato. Mas já coleciona acusações diversas, referentes ao período em que foi prefeito de Campina Grande, de 2005 a 2012. O parlamentar responde a sete inquéritos (401740294229,412239764126 e 4085) no Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 23 processos foram arquivados. As acusações vão de improbidade administrativa, peculato e crime de responsabilidade a crimes de licitação e emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

A principal empresa contratada por ele, a Florêncio Publicidade, Eventos e Serviços LTDA, da Paraíba, é responsável pela publicação de press releasesfeitos pela assessoria do deputado em uma série de veículos de comunicação, entre eles o site e o programa Jornal de Verdade, que se autointitula o mais antigo jornal de rádio de Campina Grande.

A Florêncio Publicidade é a empresa que mais recebeu da Câmara para a divulgação de atividade parlamentar no ano passado: R$ 120 mil. Entre os jornalistas que fazem parte da equipe, há um velho conhecido de Veneziano: Carlos Magno. Segundo a assessoria do deputado, o jornalista “fez alguns trabalhos de divulgação da atividade parlamentar no início do mandato do Deputado Veneziano Vital do Rêgo, na Paraíba, mais precisamente até meados de agosto de 2015”. Em 2008, conforme conta em seu site pessoal, Magno trabalhou para a campanha de Veneziano, então prefeito de Campina Grande, à reeleição.

Leia a reportagem completa aqui.