Após voltar ao seu foco original, a investigação de um suposto desvio de R$ 19 bilhões em fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a Polícia Federal reforça pessoal depois da 6ª fase da operação em que cumpriu mandados de busca e apreensão em sedes do grupo siderúrgico Gerdau por suspeita de ter tentado sonegar até 1,5 bilhão de reais; PF alega que empresa celebrou contratos com escritórios de advocacia e de consultoria de maneira ilícita para manipular as decisões do Carf.
28 de Fevereiro de 2016 às 17:50
247- A Operação Zelotes, que retomou seu foco original na semana passada, ou seja, investigar um suposto desvio de R$ 19 bilhões em fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), terá seu efetivo policial federal triplicado para dar melhor andamento às investigações. O alvo da vez é siderúrgica Gerdau, alvo da 6ª fase da Zelotes, deflagrada na semana passada, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sedes do grupo siderúrgico Gerdau por suspeita de ter tentado sonegar até 1,5 bilhão de reais.
Além de 18 mandados de busca, também foram cumpridos 22 mandados de condução coercitivas em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e duas oitivas autorizadas judicialmente, realizadas no Complexo da Papuda, em Brasília.
Um dos mandados de condução coercitiva foi para o presidente-executivo da empresa, André Gerdau Johannpeter.
Em comunicado, a PF disse que a empresa celebrou contratos com escritórios de advocacia e de consultoria, "os quais, por meio de seus sócios, agiram de maneira ilícita, manipulando o andamento, a distribuição e decisões do Carf, visando obter provimento de seus recursos e cancelamento da cobrança de tributos em seus processos".
A Gerdau, por sua vez, afirmou em comunicado que está colaborando com as investigações e negou envolvimento em qualquer negociação ilegal.
"Com base em seus preceitos éticos, a Gerdau não concedeu qualquer autorização para que seu nome fosse utilizado em pretensas negociações ilegais, repelindo veementemente qualquer atitude que tenha ocorrido com esse fim", disse a empresa.