Schuch critica possibilidade de retorno
da exigência de extintores em veículos
A obrigatoriedade dos extintores de incêndio em veículos no país pode voltar. Está para ser votado no plenário da Câmara Federal requerimento de urgência ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC 234/2015), do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), sustando a decisão do Contran que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio para os automóveis de passeio. A medida foi autorizada pela Resolução nº 556, de 17 de setembro último.
O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) critica a proposta do colega, argumentando que na maior parte do mundo já é facultativo o uso do equipamento e o que deve estar pesando mais nesse caso é o lobby das indústrias. “Hoje em dia a exigência serve mesmo é para gerar multa e aumentar a arrecadação”, afirma, destacando ainda que os veículos fabricados no Brasil são equipados com um sistema que interrompe a passagem de combustível em caso de colisão e dispositivos que cortam a corrente elétrica, praticamente eliminando a possibilidade de o veículo incendiar mesmo colidindo. “Mesmo havendo sinistros, a experiência mostra que a tendência é o condutor entrar em pânico e se afastar do veículo, não utilizando o extintor”.
Schuch é autor do Projeto de Lei 1535/2015, que trata do mesmo assunto, eliminando a exigência, e foi arquivado após recebeu parecer negativo do deputado Gonzaga Patriota. O parlamentar alerta para a necessidade de mobilização social para sensibilizar os deputados a votarem contra o projeto, através de emails e contatos via redes sociais.