Feriadão na área pública começa nesta sexta-feira
Serviços serão reduzidos e postos de saúde fecham no final da tarde
O feriadão de Finados deve começar nesta sexta-feira para algumas categorias, pois o governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre transferiram o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Funcionário Público, que seria dia 28 de outubro, para esta sexta-feira. Algumas categorias de servidores federais também não vão trabalhar. Os serviços essenciais deverão ser mantidos, mas o expediente regular só será retomado na terça-feira.
Os postos de saúde fecham nesta quinta-feira e só reabrem na terça-feira. Apenas as unidades de pronto-atendimento e hospitais municipais estarão funcionando. Já as creches comunitárias conveniadas terão funcionamento normal nesta sexta-feira. Na segunda-feira, a tabela do transporte coletivo será de feriado nas linhas de ônibus. Os táxis circularão com bandeira 2. A Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comercio manterá equipes de plantão, com fiscalização especial nas áreas de cemitérios.
Solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, esgoto pluvial e outras demandas estão disponíveis com atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 156. Nos sábados, feriados e pontos facultativos, o serviço funciona das 8h às 18h. O registro está disponível 24 horas no site www.fala156.com.br Para serviços de trânsito, água, esgoto sanitário e denúncia de vandalismo, o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.
A Ceasa terá funcionamento normal nesta sexta-feira. Nesta segunda-feira, Dia de Finados, não abrirá. Já nesta terça-feira, o horário será alterado. A abertura será às 5h30min e o atendimento se estenderá até as 11h30min. O Mercado Público de Porto Alegre só fechará nesta segunda-feira.
O movimento nas rodovias estaduais e federais deve aumentar a partir desta sexta-feira. A Rodoviária de Porto Alegre estima que 45 mil pessoas devam sair da Capital entre sexta-feira e sábado. Cerca de 350 horários extras serão disponibilizados.
Finados terá fiscalização da SmicAs equipes de fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) estarão presentes nos cemitérios de Porto Alegre na véspera e no Dia de Finados monitorando para que não haja abuso na comercialização de flores durante as homenagens do dia 2 de novembro. A garantia é do novo titular da Smic, Antônio Kleber de Paula. Serão 34 fiscais que vão atuar nos cemitérios da Capital.
A seção de fiscalização de atividades ambulantes realizou vistorias nos dias 5 e 15 de outubro nos estandes de floristas a fim de verificar a regularidade administrativa das atividades comerciais, assim como orientar os comerciantes sobre a legislação municipal, especialmente em relação às condições de higiene dos equipamentos e uniformes, dimensões das bancas e exposição de mercadorias.
Até o dia 1º de novembro, haverá equipes fiscais no entorno dos cemitérios. No dia 2, haverá plantões com equipes fixas nos cemitérios do bairro Azenha, no Jardim da Paz, São João e Vila Nova. As floristas da avenida Oscar Pereira, próximas dos cemitérios São Miguel e Almas e da Santa Casa, estão preocupadas com as vendas.
A florista Noeli Müller, que atua há 40 anos no bairro Azenha, afirma que não se lembra de um Finados tão fraco em termos de vendas. “O pessoal olha as flores, reclama da crise e não compra nada”, resume.
Bancos reabrem nesta terça
Os serviços bancários encerram as atividades nesta sexta-feira e só reabrem nesta terça-feira. Os supermercados estarão abertos em Porto Alegre todos os dias, inclusive no feriado. Contudo, poderão ter horários alternativos de abertura e fechamento a critério de cada empresa. As lotéricas terão expediente até sábado.