A passagem de Frickson Erazo pelo Brasil não tem sido para recordar. Depois ter entrado em depressão no Flamengo por não jogar, o equatoriano teve neste sábado uma noite para esquecer. Com uma furada e uma trapalhada em lance com o argentino Matías Rodríguez, o zagueiro fez do Grêmio presa fácil na derrota de 2 a 0 para o Coritiba no estádio Couto Pereira.
Pressionado por sua torcida, o tricolor gaúcho segue sem vencer assim no Brasileiro.
Em sua estreia, em ‘jogo-matinê’ às 11h, o time esteve duas vezes em vantagem no placar, mas ficou no 3 a 3 com a Ponte Preta em casa.
O Coritiba, que não tinha nada com isso, fez o seu papel e enfraqueceu um pouco a pressão de sua torcida por conta da perda do título estadual para o Operário-PR. Brilhou a estrela dos reforços Ruy e Thiago Galhardo.
A equipe comandada por Marquinhos Santos se adiantou no placar aos 26 minutos do primeiro tempo, em vacilo do gremista Marcelo Oliveira na intermediária, contra-ataque em velocidade do Coritiba com Ruy e cruzamento para Galhardo, sozinho, apenas completar para a rede após furadas de Geromel e Erazo.
Pouco depois, aos 33, a lambança foi ainda maior: Ruy, novamente ele, pegou bola na entrada da área e finalizou para boa defesa de Marcelo Grohe. O goleiro convocado para a Copa América deu rebote, que ficou nos pés de Matías Rodríguez. Ao tentar cortar, o lateral acertou Erazo, que vinha na mesma direção, e o chute foi parar no fundo do gol.
Surreal.
Antes do intervalo, o centroavante Yuri Mamute, cortado da seleção sub-20, perdeu chance inacreditável em lançamento de Maicon para Giuliano, que deixou o jovem jogador sem marcação para diminuir. A arbitragem deixou passar o impedimento.
Na volta dos vestiários, Grohe seguiu aparecendo bem e salvou o Grêmio pelo menos mais duas vezes.
Lavando a alma, a torcida do Coritiba ainda provocou o pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari gritando ‘Fica, Felipão’.
Foram 13.715 mil pessoas no Couto Pereira.
O Coritiba visita o Sport na próxima rodada, às 18h30 de domingo. Já o Grêmio recebe o Figueirense em Porto Alegre, no sábado, às 21h.
FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 2 x 0 GRÊMIO
Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data: 16 de maio de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Márcio Santiago (MG)
Renda: R$ 262.550,00
Público: 13.715
Cartões amarelos: Ruy e Norberto (Coritiba); Maicon e Geromel (Grêmio)
GOLS: CORITIBA: Thiago Galhardo, aos 27, e Erazo, contra, aos 33 minutos do primeiro tempo
CORITIBA: Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Ivan; Hélder, João Paulo, Rosinei (Fabrício), Ruy e Thiago Galhardo (Wallyson); Rafhael Lucas (Negueba)
Técnico: Marquinhos Santos
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Erazo e Júnior (Yuri Mamute); Walace (Fellipe Bastos), Marcelo Oliveira, Maicon e Giuliano; Luan e Pedro Rocha (Everton)
Técnico: Luiz Felipe Scolari