Dilma entregou diploma a formanda do Pronatec no RS (Foto: Divulgação/Palácio do Planalto)
Em formatura de mais de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff anunciou na manhã desta sexta-feira (11) uma parceria com o governo para contratar a barragem de São Sepé, que terá valor aproximado de R$ 400 milhões.
"A barragem é importante. Chove muito no Rio Grande do Sul, mas, em épocas em que não chove, a barragem servirá justamente para regularizar o abastecimento de água para as pessoas e para a produção industrial e serviços", declarou a presidente.
A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). "O tamanho do que a gente conquista é do tamanho aproximado dos nossos sonhos. Tenho certeza que vocês sonham alto. O sonho que temos para o Brasil é de sociedade formada por estudantes qualificados, trabalhadores, empreendedores e empresários", concluiu a presidente.
De acordo com o ministro Henrique Paim, as matrículas no ensino integral foram ampliadas em 140% de 2010 a 2013. A estimativa do governo federal é investir R$ 14 bilhões no Pronatec, alcançando 8 milhões de alunos em cursos técnicos até o final de 2014. Os cursos contemplam mais de 400 áreas de conhecimento.
Mais cedo, a presidente participou da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Ponta da Cadeia, na Zona Sul de Porto Alegre. O sistema de tratamento de esgoto do Programa Integrado Socioambiental, que opera em fase de testes, deve tratar até 80% do que for captado. Antes de o sistema entrar em funcionamento, a capital tratava apenas 30% do esgoto.
Na ocasião, Dilma destacou ainda a importância das obras de saneamento e disse que a estação inaugurada leva em conta as necessidades da população, privilegiando a qualidade de vida. De acordo com ela, trata-se de uma uma obra que olha para o Guaíba, levando em conta sua importância.
Ela falou ainda sobre a Copa do Mundo. Segundo Dilma, o aeroporto de Porto Alegre dará conta do mundial, e as obras atendem às necessidades, mas são voltadas para a população. "Quando vamos dar uma festa na nossa casa, damos uma melhorada nela, mas os benefícios ficam para quem mora, não para as visitas", completou.

(Foto: Rafaella Fraga/G1)
A última passagem da presidente pelo estado ocorreu em fevereiro. Na ocasião, ela participou de solenidade no estádio Beira-Rio, palco de cinco partidas da Copa do Mundo.
A presidente chegou ao Rio Grande do Sul na noite de quinta-feira (10). Ela desembarcou na noite de quinta na base aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, de onde partiu de helicóptero até a Zona Sul da capital gaúcha.
O avião posou na base aérea pouco antes das 23h. De lá, Dilma embarcou para um campo de treinamento do Grêmio no bairro Cristal. Ela passou a noite no apartamento que possui no bairro Assunção.
Presidente Dilma Rousseff em inauguração de estação de esgoto em Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/G1)