O caminho do Grêmio para o tricampeonato da Copa Libertadores da América não será fácil. Em sorteio realizado pela Conmebol na noite desta quinta-feira (12) em Luque, no Paraguai, o Grêmio acabou caindo numa das chave mais difíceis da competição. O grupo 6, considerado pela imprensa especializada como o “grupo da morte”, tem como cabeça de chave o argentino Newell’s Old Boys, que chegou até a semifinal na última edição da Libertadores, o Atlético Nacional, da Colômbia, e o vencedor do confronto da pré-Libertadores entre Oriente Petrolero, da Bolívia, e Nacional, do Uruguai.
Botafogo e Flamengo também não terão vida fácil na Libertadores. Os dois cariocas vão ter que jogar na altitude nas fases iniciais da competição. No Grupo 7, o Flamengo terá como o adversário o Bolívar, na altitude de 3.660 metros de La Paz. Os outros dois adversários são León, do México (que manda seus jogos em Guanajuato, a 1.800 metros de altitude) e o equatoriano Emelec (que joga em Guayaquil, no nível do mar). Na pré-Libertadores, o Botafogo, que não joga o torneio há 17 anos, vai enfrentar o Deportivo Quito, do Equador. A primeira partida será na altitude de Quito, a 2.850 metros.
Atual campeão, o Atlético-MG vai enfrentar o Nacional (PAR), Zamora (VEN) e o vencedor de Monarcas Morelia (MEX) e Santa Fé (COL).
No Grupo 5, o Cruzeiro terá como adversários Defensor (URU) e representantes do Peru e Chile, ainda não confirmados. Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR enfrentará o Sporting Cristal, do Peru. Se vencer, o Atlético-PR entra no Grupo 1, que tem Vélez Sarsfield e representantes da Bolívia e do Peru.
Confira os jogos do mata-mata:
Sporting Cristal x Atlético-PR
Deportivo Quito x Botafogo
Chile 3 x Guarani do Paraguai
Caracas x Lanús ou River Plate
Morelia x Independiente Santa Fé
Oriente Petrolero x Nacional, do Uruguai
E como ficaram os grupos:
Grupo 1 – Vélez Sarsfield, Bolívia 2, Peru 1, vencedor de Sporting Cristal x Atlético-PR
Grupo 2 – Union Española (CHI), Argentina 3 (Lanús ou San Lorenzo), Independente José Teran (EQU), vencedor de Deportivo Quito x Botafogo
Grupo 3 – Cerro Porteño, O’Higgins, Deportivo Cáli e vencedor de Caracas x Argentina 5
Grupo 4 – Atlético-MG, Nacional (PAR), Zamora (VEN), vencedor de Morelia x Independiente Santa Fé
Grupo 5 – Cruzeiro, Defensor (URU), Peru 2, vencedor de Chile 3 x Guarani do Paraguai
Grupo 6 – Newell’s Old Boys, Grêmio, Atlético Nacional (COL), vencedor de Oriente Petrolero x Nacional
Grupo 7 – Bolivar, Flamengo, Emelec e León
Grupo 8 – Peñarol, Arsenal, Anzoatenga (VEN) e Santos Laguna
Com reportagem da Agência O Globo.