Janot pediu ao STF inspeção em presídio que poderá receber o ex-deputado federal, solicitação que não foi feita quando foi determinada a prisão de José Genoino, que enfrenta problemas de saúde e que assim como Roberto Jefferson passou por uma cirurgia recentemente; somente após inspeção, Nanot dará um parecer sobre o pedido de prisão domiciliar feito pelo delator do "mensalão"; o presidente do STF, Joaquim Barbosa, aguarda esse posicionamento de Janot para decidir se Jefferson irá para prisão ou se poderá cumprir a pena em casa; laudo médico disse que o ex-deputado federal Roberto Jefferson está curado e não precisa de prisão domiciliar
10 de Dezembro de 2013 às 20:55
247 – O ex-deputado federal Roberto Jefferson poderá se livrar da prisão, mesmo com o laudo médico afirmando que ele não precisa ficar em prisão domiciliar. Ao delator do "mensalão", estão sendo dadas oportunidades e privilégios que não foram levados em conta quando da prisão do ex-deputado federal José Genoino, também com problemas de saúde e igualmente condenado na Ação Penal 470.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou, nesta terça-feira (10), solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que verifique se o presídio que pode receber Jefferson tem condições de atender às necessidades de saúde do ex-parlamentar, que se recupera de uma cirurgia para retirada um câncer no pâncreas. O presídio da Papuda não foi analisado antes de enviar para lá José Genoino, que passou mal por diversas vezes e, atualmente, se encontra em prisão domiciliar.
Jefferson foi condenado pelo STF a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e já solicitou à Justiça a autorização para cumprir sua pena em regime domiciliar, por conta de seu estado de saúde. Janot pediu uma inspeção no presídio e informou que, somente após obter essa informação dará um parecer sobre o pedido de prisão domiciliar feito pelo ex-deputado. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, aguarda esse posicionamento de Janot para decidir se Jefferson irá para prisão ou se poderá cumprir a pena em casa.
Em avaliação médica feita na semana passada, a mando do STF, o Instituto Nacional do Câncer concluiu que não há necessidade de prisão domiciliar para Jefferson. Segundo o parecer de Rodrigo Janot, o laudo médico encartado aos autos não revela necessidade de prisão domiciliar ou em unidade hospitalar. No entanto, tanto o laudo apresentado por Roberto Jefferson quanto o laudo resultado de junta médica reconhecem a necessidade do uso regular e controlado de determinados alimentos e medicamentos, a mesma situação de Genoino.