Região Celeiro poderá ter campus de Universidade Federal
Entidades representativas da Região Celeiro com apoio da região da Zona de Produção, estão mobilizadas e engajadas no movimento que prevê a instalação de um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na Região Celeiro.
O projeto que é coordenador pelo professor José Carlos Bourscheid, está em fase de elaboração e sendo construído por diversas entidades regionais que apoiam integralmente a inciativa de implantação de um Campus da UFFS.
Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli, existe o entendimento que a presença de uma Universidade pública irá contribuir significativamente para o desenvolvimento da região, que nos últimos anos vem reduzindo sua população e é considerada uma das menos desenvolvidas do Estado do Rio Grande do Sul.
No último dia 03, terça-feira, o professor José Carlos, a secretária executiva da Amuceleiro, Susan Egevarth e a vereadora de Tenente Portela e vice-presidente da Associação das Câmaras da Região Celeiro (Acamrece) Marcia Mueller, estiveram em Laranjeiras do Sul – PR, visitando o Campus da UFFS que está em fase de construção. De acordo com depoimentos de pessoas residentes naquele município, a instalação da UFFS foi um marco para o desenvolvimento da região, que tem características muito semelhantes com a Região Celeiro.
Já no dia 06, sexta-feira, representantes da região estiveram em Chapecó- SC, sede da reitoria da Universidade, participando da reunião do Conselho Estratégico, oportunidade em que defenderam o interesse da Região em ser contemplada com um campus e entregaram um convite ao Reitor Jaime Giolo para que participe de uma reunião com entidades representativas regionais.
No mesmo dia 06, o presidente da Amuceleiro esteve em Ronda Alta, participando de assembleia da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Anzop), com objetivo de falar aos prefeitos daquela região, sobre o projeto do Campus da UFFS. Os 42 municípios que fazem parte da Amzop, de maneira unânime, aprovaram e formalizaram uma moção apoiando a Região Celeiro.
A comissão que coordena o projeto convida toda população regional para que integre esse movimento e participe dos seminários que serão realizados e divulgados na imprensa nos próximos dias. A participação da sociedade é fundamental para fortalecimento do projeto e para discutir o tipo de Universidade que a região precisa para atender a demanda existente.
As possibilidades de concretização do referido pleito são grandes pois a Região Celeiro tem características, tanto geográficas quanto sociais, que vem ao encontro da missão e dos objetivos da Universidade Federal Fronteira Sul e da política dos Governos Federal e Estadual, de desenvolvimento das regiões fronteiriças.





