Com uma taxa de 54%, Porto Alegre é a segunda capital brasileira que tem o maior número de pessoas com mais de 18 anos acima do peso ideal, atrás apenas de Campo Grande (MS), com 56%
27 de Agosto de 2013 às 15:19
RS247 – Com uma taxa de 54%, Porto Alegre é a segunda capital brasileira com o maior número de pessoas com mais de 18 anos acima do peso ideal, ao lado de Rio Branco (AC). Em primeiro lugar está Campo Grande (MS), com 56%, e, em terceiro, Recife (PE) e Fortaleza (CE), ambas com 53%. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (27), é do Ministério da Saúde.
No plano nacional, a pesquisa apontou que 51% das pessoas com mais de 18 anos estão acima do peso, que atinge 54% dos homens e 48% das mulheres. Esta é a primeira vez que o percentual de maiores de 18 anos com peso excessivo ultrapassa os 50%. Em 2006, esta porcentagem cravou 43%.
"Essa tendência de crescimento ou mostra que todos nós assumimos o tema do excesso de peso como grave para a saúde publica, ou chegaremos muito rapidamente aos mesmos patamares de países como o Chile e os Estado Unidos", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Além de fatores genéticos, o excesso de peso está relacionado à escolaridade, segundo o diagnóstico. Um total de 57,3% das pessoas com até oito anos de estudo está acima do peso, enquanto entre os que têm entre nove e 11 anos, este percentual sobe para 46,7%. E entre os que têm 12 anos ou mais, chega a 48,4%.
"Essa é uma tendência mundial e que tem sido alvo de preocupação", declarou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, de acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, da repórter Yara Aquino.
No levantamento constam informações acerca dos alguns fatores que provocam o excesso de peso, como alimentação inadequada e falta da atividade física e consumo de álcool. O objetivo do governo com a pesquisa é elaborar programas voltadas para a prevenção de doenças e medidas a fim de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.