REALIZADA A VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM TRÊS PASSOS
Na última sexta-feira (09), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou, em parceria com a Administração Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social, a VI Conferência Municipal de Assistência Social.
Participaram do evento aproximadamente 80 pessoas, que se reuniram para debater os rumos da política de Assistência Social no município para os próximos anos. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Prefeito Municipal em exercício, Jose Carlos do Amaral, o Secretário Municipal de Assistência Social, Marco Aurélio Alves, o Vereador Cesar Santos, que representou a Câmara Municipal de Vereadores, e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Elaini Maria Bender.
A conferência teve como tema central a "gestão e o co-financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)", onde a professora do SENAC-Três Passos, Tecnóloga em Marketing e Bacharel em Administração, WaniaSiede, explanou sobre os eixos principais propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social para esta conferência. Pela parte da tarde, sob a coordenação do Vice-Presidente do CMAS, Osmar Bencke, os participantes analisaram as proposições elaboradas nas últimas conferências, identificando quais destas deveriam ser mantidas na pauta da política de assistência social e, ainda, propuseram novas deliberações para a área. Desta análise, surgiram nove propostas novas e 17 deliberações anteriores foram atualizadas e mantidas, dentro dos seis eixos de trabalho.
A avaliação da conferência foi positiva, tendo em vista que foram percebidos os avanços da área de assistência social nos últimos anos, e ainda identificados os pontos que ainda carecem de melhorias, citando como exemplo, o co-financiamento entre as três esferas governamentais.
Ainda durante a realização da conferência municipal, foram eleitos dois delegados para representar o município na conferência estadual, a ser realizada em outubro, sendo eles Raquel Raffaelli, psicóloga do CREAS, representando o segmento governo, e Leila Doebler, Assistente Social da APAE e Comunidade Terapêutica, representando a sociedade civil, composta pelos trabalhadores da área, entidades sócio-assistenciais e usuários da política de assistência social.
Desta forma, o CMAS agradece a participação da comunidade neste importante evento de discussão das políticas públicas municipais.