Projeto "MPT na Escola" na região Celeiro tem seu auge em Três Passos
O projeto "MPT na Escola" na região Celeiro teve seu apogeu nesta sexta-feira, 14 de junho, quando 200 estudantes apresentaram-se no auditório da Unijuí, em Três Passos. O evento, realizado pela primeira vez na região, coincidiu com o encerramento da Semana Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Vinte escolas de 13 municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) participaram do Projeto: Escola João Padilha do Nascimento (Três Passos), General Américo de Moura e Novo Horizonte (Barra do Guarita), Sol Nascente (Santo Augusto), Lorete Fanck (Chiapetta), Escola Maria Belmont Albert (Redentora), Adelarmo Nunes (Braga), Lenira de Moura Lütz (Miraguaí), Rosalina Diniz de Souza e Pequeno Príncipe (Coronel Bicaco), Tenente Portela (Tenente Portela), João Didoné (Sede Nova), Princesa Isabel (Tiradentes do Sul), Esperança (Esperança do Sul) e Padre Gonzales (Três Passos). Apenas o munícipio de Crissiumal nà £o se apresentou. Cerca de 1.500 alunos das escolas municipais de ensino fundamental foram abrangidos.
O MPT na Escola é um projeto de abrangência nacional e consiste em um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e proteà �ão ao trabalhador adolescente. Cada um dos municípios participantes selecionou uma das escolas, que apresentou um trabalho artístico sobre o tema relativo ao trabalho infantil da criança e do adolescente, escolhido dentre todos os produzidos no município participante.
O Projeto possibilitou articular os componentes curriculares e as muitas linguagens dos anos e séries envolvidos. A gerência do MPT na Escola nos municípios parceiros é da professora Dora Maria Dornelles, da Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo. "Com a finalidade de conscientizar a sociedade quanto à erradica ção do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, nas escolas parceiras foram promovidos debates, oficinas, palestras e outras atividades, visando a garantia dos direitos das crianà §as", explicou. Dora lembrou, ainda que "na infância é que o ser humano constrói suas aprendizagens e que ficarão para toda a sia vida". Cita nas palavras de Mario Quintana que "a infância é um a fase dourada em que podemos criar e recriar a vida á nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores, sem preconceitos nem pudor."
O Projeto é desenvolvido pelo procurador do Trabalho Veloir Dirceu Fürst, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santo Ângelo, e pela promotora de Justiça Rosângela Corrêa da Rosa, da Promotoria Regional de Educação do Ministério Público Estadual (MPE). Além dos dois, compuseram a mesa a secretária municipal adjunta de Educação e Cultura trespassense, Neiva Soligo Becker; a coordenadora-adjunta da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, Marli Franke; o vereador Alcione Cezar dos Santos; e o servidor da Justiça do Trabalho Francisco Dion Cleberson Alexandre.
A secretária Neiva avaliou o MPT na Escola como um projeto muito, porque levas as escolas a pensar sobre o trabalho infantil. "Se achava que aqui na região não existisse trabalho infantil. Só se percebe quando está se analisando a existência ou não no município. A secretaria achou muito importante a iniciativa do MPT, pois levos as escolas a pensar a situação da criança na sociedade", afirmou.
A promotora Rosângela destacou "a importância da adesão dos professores, que passaram de uma postura inicial de resistência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para a defesa e divulgação dos direitos, produzindo trabalhos de qualidade. O projeto MPT na Escola é uma alternativa positiva no enfrentamento de uma das causas do abandono e da infrequência escolar", afirmou.
Para o procurador Veloir, o evento se revestiu de grande importância, pois, além de consistir na “culminância do Projeto MPT na Escola, coincidiu com o encerramento da Semana Mundial de Combate ao Trabalho Infantil fixado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e permite – não sà ³ aos participantes envolvidos – como também a toda comunidade regional constatar a conscientização que pretende incutir no meio estudantil quanto aos direitos da criança e adolescente, especialmente sua proteção em face da exploração por trabalho infantil”.
Antes, na quarta-feira (12 de junho), o projeto "MPT na Escola" da região das Missões, pelo terceiro ano consecutivo, apresentou seus resultados em Santo Ângelo, onde 400 estudantes compareceram. Onze municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região das Missões (AMM) estiveram reunidos: Bossoroca, Cerro Largo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Porto Xavier, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões.
Flávio Wornicov Portela
flavio.portela@mpt.gov.br | (51) 9977-4286 [Vivo]
Chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (Ascom do MPT-