Morre a ‘Dama de Ferro’ Margaret Thatcher
Porta-voz da ex-premier britânica informou que ela sofreu um acidente vascular cerebral
Margaret Thatcher, a primeira mulher a se tornar primeira-ministra da Grã-Bretanha, morreu nesta segunda-feira, 8, aos 87 anos. Apelidada de ‘Dama de ferro’ pelos soviéticos, ela ficou no poder por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.
O porta-voz de Margaret Thatcher informou que ela sofreu um acidente vascular cerebral. Desde 2002 a ex-premier britânica não falava em público. Uma série de pequenos derrames a deixaram com algumas sequelas, incluindo confusões ocasionais e perdas de memória.
Margaret Thatcher, uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX, tornou-se primeira-ministra aos 54 anos de idade. Com ideias arrojadas, ela criou uma nova expressão no dicionário inglês: “thatcherismo”, que significa liberdade de mercado, privatizações, menos intervenção do governo na economia e mais rigor no tratamento com os sindicatos trabalhistas.
A política interna da primeira-ministra começou a fracassar no final da década de 1980. Com a inflação em alta e a adoção de políticas controversas, a liderança de Margaret Thatcher começou a ser questionada dentro do próprio Partido Conservador. Em novembro de 1990, a ex-premier concordou em renunciar ao cargo e à liderança do partido.