O município de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, registra mais nove casos novos de dengue e alcançou o número de 21 ocorrências autóctones da doença já confirmadas. Além destes, um caso importado também foi computado, de um paciente que viajou para o estado do Mato Grosso.
No total são 68 notificações, sendo que 19 foram descartadas e 27 estão em investigação, ainda aguardam análise que deve ser divulgada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Conforme a Vigilância Sanitária há uma semana não é registrado nenhuma nova suspeita de dengue na cidade. Porém, a preocupação é com o clima, já que Santa Rosa teve uma chuva de 70 milímetros no início da semana e o calor retornou nesta quinta. A chuva faz surgir novos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
Para amenizar o cenário existem três frentes, segundo o diretor da Vigilância, Marcos Aurélio: eliminar os criadouros através da visitação dos agentes de endemias nas residências; trabalho de conscientização da população quanto aos cuidados para evitar a reprodução do mosquito, que também é realizado pelos agentes; e os bloqueios com inseticidas, realizados nos arredores das residências dos paciente com dengue.
Fonte: Felipe Dorneles / Correio do Pov