O Consórcio Turístico Rota do Yucumã, que congrega 33 municípios da Amuceleiro e Amuplam, realizou na tarde de hoje (25), em Três Passos, sua assembleia geral para eleição da nova diretoria e prestação de contas. O ex-prefeito de Coronel Barros, Olivar Scherer, que estava presidindo a entidade interinamente, coordenou os trabalhos.
Prestação de contas foi aprovada por unanimidade
Primeiramente foi apresentada a prestação de contas da Rota do Yucumã, referente ao exercício de 2012. O consórcio apresenta um saldo positivo de mais de R$ 33 mil. As despesas e arrecadações foram analisadas e aprovadas por unanimidade.
Prefeito de Derrubadas é reconduzido à presidência da rota
Logo após, o prefeito de Derrubadas, Almir Bagega, foi reconduzido à presidência da rota, por aclamação. A vice-presidência será ocupada pelo prefeito de Coronel Barros, Senio Kirst. A secretária eleita é a prefeita de São Martinho, Araci Kolling Irber. Já a tesouraria será ocupada pelo prefeito de Humaitá, Luis Carlos Sandri.
O prefeito Bagega presidia a entidade na última gestão, mas teve de se afastar em 2012, pois concorreu à reeleição em seu município. Sua intenção, nesse mandato que se inicia, é dar prosseguimento ao planejamento de ações nos municípios, potencializando os atrativos turísticos de cada localidade e buscando novos recursos para capacitação e melhorias de infraestrutura.
Deputada Zilá lembrou das barragens no Rio Uruguai
A deputada estadual Zilá Breitenbach, que prestigiou o encontro, lembrou que tem realizado um trabalho especial, através de audiências públicas, para tratar das barragens que estarão sendo construídas no Rio Uruguai, e que podem afetar o Salto do Yucumã, principal ponto turístico da região. A participação da comunidade e das lideranças da região, segundo ela, é fundamental para que os projetos sejam conduzidos de uma respeitosa com as belezas naturais e as cidades localizadas às margens do rio.
Nova diretoria da Rota do Yucumã:
Presidente: Almir Bagega (prefeito de Derrubadas)
Vice-presidente: Senio Kirst (prefeito de Coronel Barros)
Secretária: Araci Kolling Irber (prefeita de São Martinho)
Tesoureiro: Luis Carlos Sandri (prefeito de Humaitá)
Conselho Fiscal
Membros Titulares:
João Carlos Hickmann (prefeito de Tiradentes do Sul)
José Luiz Andrighetto (prefeito de Santo Augusto)
Milton Menusi (prefeito de Campo Novo)
Membros suplentes:
João Carlos de Souza (prefeito de Bom Progresso)
José Roberto Zucolotto Moura (prefeito de Jóia)
Valtemar Machado de Oliveira (prefeito de Coronel Bicaco)