Uma operação da Polícia Civil desarticulou na manhã de hoje uma quadrilha envolvida em fraude a leilões na cidade de Crissiumal, na Região Celeiro do Rio Grande.
Foram presos nove integrantes do bando e entre eles estão um leiloeiro oficial, um advogado, um ex-funcionário do Fórum do município e um policial militar da ativa.
Cerca de 40 policiais trabalharam sob o comando do delegado William Dal Bosco Garcez na operação chamada de Camaleão. Segundo Garcez, a quadrilha tomava conhecimento dos imóveis que iriam a leilão através do funcionário que trabalhava no Fórum de Crissiumal.
A partir daí, o grupo utilizava laranjas ou testas de ferro para adquirir casas por um preço muito inferior ao valor de mercado.
De acordo com informações da Polícia Civil, cada suspeito da quadrilha tinha uma atuação bem definida.
Eles ainda ameaçavam herdeiros de inventários para adquirir bens a um preço baixo. Garcez revelou que pelo menos 20 imóveis teriam sido adquiridos dessa maneira e, depois disso, repassados para integrantes do grupo. Uma das casas com valor de mercado de R$ 180 mil foi adquirida por R$ 1.800,00.
Segue os nomes dos presos preventivos, que já estão detidos no Presídio Estadual de Três Passos:
Advogado Atanagildo José de Almeida Neto, que já havia sido preso no mês de novembro;
Leiloeiro: Vilmar Bertoncellos, preso em Ijuí;
Jose Paulo Gessinger, ex-servidor do Fórum de Crissiumal, preso agora pela manhã, em Crissiumal.
O policial militar, Sergio Grentz, está preso no 7° BPM de Três Passos.
Ainda foram presas cinco pessoas usadas como laranja do esquema, sendo que três já foram ouvidas e liberadas por colaborarem com a investigação.
Ainda estão na delegacia a esposa e filho de José Paulo Gessinger, que deverão ser ouvidos a tarde.
*Fonte: Rádio Alto Uruguai – com informações do Correio do Povo