Educadores e funcionários da rede estadual de educação da região, vinculados ao 27º Núcleo do Cpers/Sindicato de Três Passos, estiveram reunidos em assembleia regional na terça-feira (27), discutindo os projetos de lei 256 e 257/2012 encaminhados em caráter de urgência pelo Governo do Estado que prevêem 28,98% de reajuste dividido em três parcelas: 6,5% em Novembro/2013; 6,5% em Maio/2014 e 13,72% somente em Novembro/2014.
A assembleia decidiu pela rejeição dos projetos do governo. Sem abrir mão das mobilizações que levem ao cumprimento integral da Lei do Piso, todos foram unânimes em cobrar do governo o índice apresentado, de 28,98%, ainda em 2013. Os educadores não aceitam o parcelamento até o final de 2014 de um índice de reposição salarial que não garante o cumprimento da lei do piso.
Também foram aprovadas outras ações durante a assembléia: campanha de denúncia nas do não cumprimento da Lei do Piso e conivência do Judiciário; vigílias em frente à Assembleia durante a votação dos projetos; manifestação em frente ao Poder Judiciário cobrando o cumprimento da Lei do Piso e abaixo assinado dirigido ao judiciário.
Caso os projetos sejam aprovados, o CPERS sugere mobilização para não iniciar o ano letivo de 2013, além de repudiar as atitudes das direções de escolas e CREs que inviabilizam a participação nas atividades da categoria, além de um protesto ao aproveitamento de profissionais não qualificados em educação para implementar a Politecnia e Programa Mais Educação, bem como, a falta de estrutura e de recursos humanos nas escolas.
*Fonte: 27º Núcleo do CPERS/Sindicato