Hoje é o dia internacional da pessoa idosa. O que é viver como uma pessoa idosa em nosso país especialmente em nosso estado e/ou comunidade?
É ficar em pé no ônibus cheio, é ficar no ponto dando sinal para que algum gentil motorista pare.
A Cidade de Deus tem 10.625,86 pessoas idosas em sua maioria morando sozinhas ou com filhos adultos que precisam trabalhar e acabam deixando o seu idoso sozinho ou dependendo de parentes e vizinhos.
É preciso investir em políticas publicas que priorizem o acolhimento dos idosos abandonados. Atualmente vários asilos dividem este atendimento com pessoas doentes mentais. Ser idoso não é ser doente. É sim uma fase da vida com especificidades que precisam ser respeitadas, observadas e acompanhadas.
É preciso que o município pense além das academias em praças públicas que na realidade atendem a pessoas independentes e criar dentro das comunidades um lugar digno e com infraestrutura técnica para acolher os idosos do local.
Os vínculos familiares e culturais serão preservados e as pessoas poderão acompanhar de perto a necessidade do seu parente idoso.
O país está envelhecendo até o ano de 2050 a população idosa será de mais de 2 bilhões nos países emergentes. O Brasil já começa a usar as suas bengalas!
Os idosos precisam mais que compaixão, óculos, bengalas, aparelhos auditivos e remédios, precisam de amor. Sinto vergonha por ver o meu país envelhecer sem dar o devido valor para aquela
O idoso precisa do contato com as pessoas que ele ama. Se comunicar é viver!