por Eduardo Moura/Final Sports
A expectativa era pela estreia de Seedorf pelo Botafogo. Mas o Grêmio foi um convidado indesejado no Engenhão, na noite deste domingo. Com mais um gol de Marcelo Moreno, o quarto em três jogos, o Tricolor venceu por 1 a 0 e estragou a festa alvinegra.
A vitória levou os tricolores aos 21 pontos e os manteve na quarta colocação. O próximo confronto será contra o Fluminense, às 21h50min de quarta-feira, no Olímpico.
O JOGO
O início da noite era de festa no Engenhão. A torcida do Botafogo praticamente lotou o estádio para assistir de perto à estreia de Seedorf com a camisa botafoguense. Mas as festividades e o clima de apoio durou pouco. O Grêmio segurou os cariocas e quase marcou logo nos primeiros minutos, quando Leandro ficou cara a cara com Jefferson, aos 2 minutos e só parou nos pés do goleiro.
Jogando como centroavante, Elkeson foi o protagonista das principais chances do time da casa. A resposta alvinegra aconteceu aos 4 minutos, quando o camisa 9 recebeu passe de cabeça na pequena área e desviou sobre o gol de Marcelo Grohe. Mesmo assim, o Grêmio marcava bem a linha ofensiva dos cariocas.
O pivô da festa no Engenhão só foi criar aos 13 minutos. Depois de cobrar falta perigosa na área do Grêmio, Seedorf ficou com a sobra, já dentro da área. Balançou o corpo na frente de Tony e bateu de chapa, mas parou em Marcelo Grohe.
Com posse de bola, o time gremista conseguia impedir que o ímpeto do rival fosse transformado em chances perigosas. O Botafogo, por outro lado, forçava a jogada pelos lados, principalmente pela esquerda de ataque. Atento nos contra-ataques, o Tricolor quase fez aos 20, quando Marcelo Moreno enfiou bola para Pará. Já dentro da área, o lateral foi pressionado e não conseguiu finalizar.
Mesmo sem fazer um treinamento coletivo com a equipe, Seedorf deu mostras de sua qualidade. Aos 28 minutos, driblou três marcadores e invadiu a área pela esquerda. Cruzou na cabeça de Elkeson, mas o agora centroavante finalizou mal, pela linha de fundo. Três minutos depois, deixou Vitor Júnior na boa para arriscar de longe.
A grande chance do jogo, porém, foi dos visitantes. Leandro, aos 34, apela para a individualidade. Passa por três marcadores com um drible, mas outra vez para nas pernas de Jefferson antes do apito final do fim de um primeiro tempo corrido no Engenhão.
GOL RELÂMPAGO
Se foi melhor no primeiro tempo, o Grêmio voltou do intervalo no mesmo ritmo. Com Anderson Pico na vaga de Tony – Pará ocupou a lateral direita -, os comandados de Vanderlei Luxemburgo deram um belo presente de grego para o holandês estreante: aos 4 minutos, Elano lançou Zé Roberto na esquerda, dentro da área. O camisa 10 escorou de primeira, para a direita, onde encontrou Marcelo Moreno livre. Sem deixar a bola cair, o centroavante desviou na saída de Jefferson para abrir o placar.
A resposta foi imediata: 3 minutos depois, Vitor Júnior zuniu em direção ao gol de Grohe e desferiu chute cruzado, forte. O camisa 1 tricolor se jogou na grama e espalmou o perigo para longe. A pressão continuou: Fellype Gabriel bateu de longe e acertou o travessão aos 8.
PRESSÃO
A partir disso, o Grêmio se retraiu e se submeteu a pressão do Botafogo. Se postou em seu campo, com os atacantes na linha do meio-campo, e esperou um contra-ataque para surpreender, sem sucesso. Luxa optou por tirar sua dupla de meias para voltar ao modelo em losango com Léo Gago e Marquinhos nas vagas de Zé Roberto e Elano.
Aos 28 minutos, o Botafogo chegou muito próximo do empate. Andrezinho, que entrou no lugar de Fellype, cobrou falta em direção ao gol. Um desvio no meio do caminho tirou a bola de Grohe, e Léo Gago salvou em cima da linha o que seria o 1 a 1. Três minutos antes, a estreia havia acabado para Seedorf, que deu lugar a Rafael Marques no time.
A pressão botafoguense continuou até o final. Aos 37, o camisa 1 tricolor segurou cabeçada de Rafael Marques. Dois minutos depois, fez intervenção importante ao espalmar cruzamento na pequena área. Com cruzamentos seguidos, o Botafogo tentou marcar, mas o Tricolor estragou mesmo a festa para Seedorf.
> Campeonato Brasileiro
11ª rodada
Botafogo 0 x 1 Grêmio
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Tony (Anderson Pico), Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (Léo Gag); Leandro e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BOTAFOGO
Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen (Willian), Renato, Vitor Júnior, Fellype Gabriel (Andrezinho) e Seedorf (Rafael Marques); Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Gols:
Botafogo:
Grêmio: Marcelo Moreno (4min/2ºT)
Cartão amarelo:
Grêmio: Tony, Zé Roberto, Marcelo Grohe
Botafogo: Renato
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (asp Fifa/SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (asp. Fifa/SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
Público: 34.621
Renda: R$ 1.226.785,00
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 22 de junho de 2012