por PC/Final Sports
O adversário da tarde deste domingo, no Beira-Rio, era tão somente o lanterna do Campeonato Brasileiro e a vitória seria uma obrigação. Pois o Internacional, na partida inaugural de Fernandão como técnico, fez o dever de casa e superou o Atlético-GO por 4 a 1. Elton, Dagoberto, Jajá e Fred anotaram os gols vermelhos. Reniê descontou para os visitantes.
A quinta vitória após 11 rodadas disputadas deixará o Colorado na 7ª colocação, agora com 19 pontos, nove atrás do líder Atlético-MG.
O segundo desafio do novo comandante colorado está marcado para esta quarta-feira, a partir das 19h30min. Será diante do Figueirense, atual 18º colocado com apenas 8 pontos, no Estádio Orlando Scarpelli.
– O jogo
Fernandão prometeu e cumpriu. Mesmo optando por escalar três homens de contenção na meia-cancha desfalcada pelo suspenso D’Alessandro, conseguiu deixar o time com boa movimentação e jogando para frente. Prejudicado por pelo menos mais quatro ausências de titulares, o time sofria com o desentrosamento e pecava na troca de passes, fator decisivo para chegar com qualidade ao ataque.
Depois de um chute sem força de Jajá logo aos 4 minutos, da meia-lua que o goleiro Márcio defendeu sem dificuldades, o Internacional apenas rondava a área do Atlético-GO sem ser incisivo. Tanto que somente foi com força aos 20, quando alcançou a abertura do escore. No lançamento preciso de Dagoberto, o volante Elton dominou no meio da área e com a tranquilidade de um atacante colocou no canto para marcar seu quarto gol com a camisa vermelha.
Enquanto tentava acertar a mecânica de jogo, o Colorado permitia alguma ameaça ao adversário somente em bolas paradas ou no chute de longa distância do ex-gremista Joílson, aos 24min. E foi numa falha em escanteio cobrado da esquerda de ataque, Muriel salvou a conclusão no primeiro momento mas, no rebote favorecido pela desatenção da defesa, nada pôde fazer no chute de Reniê que deixou tudo igual.
A disposição dos jogadores colorados era intensa, mas a falta de qualidade na combinação de jogadas impediu que a equipe transformasse seu maior volume de jogo, pouco é verdade, em situações de gol. Até o término da etapa inicial apenas duas modestas tentativas. Depois do chute forte de Joílson que Muriel defendeu mais uma vez, aos 34 minutos, Jajá passou para Elton bater de novo em gol com 37, em nova intervenção do arqueiro, e aos 44 levantou a falta da meia-esquerda para Ygor tocar de cabeça para fora.
Em busca da profundidade, Fernandão abriu um pouco o time na volta do intervalo. Sacou Edson Ratinho para o ingresso do garoto Otávio, passando Elton para fazer a função de lateral-direito. E com 2 minuto de bola rolando veio o segundo gol em jogada bem trabalhada que começou no toque de Otávio para Jajá. Este mandou Fabrício ao fundo, de onde veio o cruzamento para Dagoberto se antecipar ao goleiro e botar para o fundo da rede.
Melhorando o índice de acertos nos passes, o Internacional encorpou e passou a incomodar realmente o Atlético-GO. Contundente, aos 11, Elton recebeu de Jajá ingressando na área e chutou para a defesa de Márcio com os pés, quando o melhor seria rolar a bola para Dagoberto liberado ao seu lado com a meta escancarada. Mais dois minutos e a definição da partida. Na roubada de bola de Fred, responsável por dar cadência ao time, o garoto disparou de sua intermediária até a meia-lua adversária, quando soltou para Jajá bater cruzado e rasteiro, desta vez sem chances para Márcio.
Com o placar confortável, o Colorado deu uma arrefecida no ímpeto e deu uma recuada para especular o contra-ataque, enquanto o Dragão realizava mudanças com jogadores de frente. E com 20 e 24 minutos teve oportunidades para diminuir no chute de longa distância de Bida por cima e o chute cruzado de Danilo quase na cara de Muriel.
Passados os dois sustos, os donos da casa voltaram a controlar o embate e decretaram o resultado final aos 31 minutos, no belo gol de Fred. O garoto partiu em derivação da direita para o meio, ingressou na área e bateu com categoria no canto direito de Márcio para fazer o 4 a 1. Sem mais nada para fazer, Fernandão ainda mandou a campo Marcos Aurélio e Maurídes, aos 32 e 34 minutos, nos lugares de Jajá e Dagoberto.
> Brasileirão
11ª rodada
Inter 4 x 1 Atlético-GO
INTER
Muriel; Edson Ratinho (Otávio), Bolívar, Índio e Fabrício; Ygor, Elton, Guiñazu e Fred; Dagoberto (Maurídes) e Jajá (Marcos Aurélio).
Técnico: Fernandão
ATLÉTICO-GO
Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Reniê e Eron; Ernanes, Marino, Bida (Danilo) e Joílson; Wesley (Patrick) e Ricardo Bueno (Vanderlei).
Técnico: Jairo Araújo
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Helton Nunes (SC)
Gols:
Inter: Elton (20min/1ºT); Dagoberto (2min/2ºT); Jajá (13min/2ºT); Fred (31min/2ºT)
Atlético-GO: Atlético-GO: Reniê (28min/1ºT)
Cartões amarelos:
Inter: Guiñazu
Atlético-GO: Joílson, Bida
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: Domingo, 22 de julho de 2012
Público total: 10.021
Público pagante: 8.344
Renda: R$ 146.580,00