por Eduardo Moura/Final Sports
O novo atacante estava nos camarotes. Por ora, a responsabilidade é de Dagoberto e Leandro Damião. Pois eles deram conta do recado, com uma ajuda de Oscar e D’Alessandro. Os garotos convocados para os Jogos Olímpicos fizeram os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, na noite deste sábado, no Beira-Rio. Os camisas 10 e 20 deram as assistências.
O próximo confronto colorado é, também no Beira-Rio, contra o Santos, no domingo. Com a vitória, o Inter chegou à quarta colocação, com 15 pontos.
O jogo
Parece que mesmo das arquibancadas, como um mero torcedor, Diego Forlán já inspirou seus colegas. Sob o olhar do reforço, o Inter manteve um primeiro tempo muito compacto e preciso, e por vezes contou com a sorte.
Logo aos dois minutos, os passes rápidos de Oscar e Dagoberto envolveram a defesa cruzeirense. A dupla ex-São Paulo entrou na área pela ponta direita, e por pouco Dagoberto não abriu o placar – o chute foi barrado por Mateus.
Apesar da chegada, porém, quem começou a pressionar foram os donos da casa. O Cruzeiro manteve mais posse de bola e marcou a saída de bola do Inter – Muriel foi obrigado a dar chutão diversas vezes, o que não foi de todo ruim, já que assim saiu o segundo gol colorado, quando Damião dividiu no alto e depois recebeu passe açucarado de Dagoberto para marcar, isso aos 37 minutos.
Antes, muito antes disso, o Inter abriu o placar. Quando os mineiros estava melhores na partida, a técnica colorada apareceu. Oscar puxou contra-ataque, deu para Dagoberto no meio e correu. D’Alessandro serviu o camisa 16 com um passe magistral, e o garoto iniciou a vitória parcial.
A dupla olímpica, em sua despedida, brilhou. Entre os gols, porém, Muriel e o travessão salvaram o Forlán de ver sua nova equipe levar gols. Primeiro, 31 minutos, Willian Magrão limpou Nei na meia-lua e desferiu arremate potente. O travessão fez as vezes de goleiro. Depois, aos 39, Tinga, muito participativo, apareceu na frente de Muriel. Seria mais um dos ídolos a anotar contra o ex-clube, mas, no reflexo, o goleiro colorado espalmou. Antes do intervalo, Dagoberto ainda perdeu a chance do terceiro na frente de Fábio, após drible em Mateus de letra.
Roth sem cautela
Na volta dos vestiários, Celso Roth, quem diria, colocou mais um atacante e tirou um zagueiro. Abriu Fabinho pela esquerda e Wallyson pela direita. Logo aos cinco minutos, o Inter já passou apuros. Anselmo Ramon deu passe de calcanhar e achou Wallyson livre na esquerda. O atacante cruzou para Everton, livre, na pequena área, escorar por cima do gol de Muriel.
O Inter, por sua vez, manteve-se do mesmo modo do que o primeiro tempo. Nei, deu o tom: não era necessário se expor com o 2 a 0 no placar. Por isso, o time por vezes voltava até com Leandro Damião atrás da linha da bola.
Roth desfez seu arroubo ofensivo e trocou Fabinho por Souza, ex-Grêmio. O Cruzeiro até tinha a iniciativa: o próprio Souza bateu forte aos 16. No minuto seguinte, Everton fez fila e deixou a bola solta para Wallyson arrematar nas mãos de Muriel. O Inter se defendia, mas sem o mesmo sucesso da primeira etapa.
Aos 20 minutos, o Cruzeiro venceu a barreira colorada. Willian Magrão bateu escanteio na área colorada, Souza escorou, a bola sobrou e Léo, livre, virou uma bicicleta e empatou a partida.
Como a necessidade faz o ladrão, o Inter saiu de trás e avançou. Cinco minutos depois, em boa trama de Dagoberto e Oscar, D’Alessandro finalizou forte, rasteiro, à esquerda de Fábio. Antes, Elton havia cruzado e o camisa 16 chegado atrasado. Em outra oportunidade, Tinga chegou na hora certa, antes do volante escorar para o gol.
A partida transcorreu do mesmo modo: o Cruzeiro em cima do Inter, que não conseguia sair do campo defensivo. Jajá, substituto de D’Alessandro, aos 39, tentou, mas parou em Fábio. Nos minutos finais, Souza e Willian Magrão ainda tentaram, mas pararam em Muriel.
> Campeonato Brasileiro
8ª rodada
Inter 2 x 1 Cruzeiro
INTER
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Elton, Josimar, Oscar (Bolatti) e D’Alessandro (Jajá); Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior
CRUZEIRO
Fábio, Léo, Victorino (Wallyson), Mateus e Everton (Diego Renan); Leandro Guerreiro, Willian Magrão, Tinga e Montillo; Fabinho (Souza) e Anselmo Ramon.
Técnico: Celso Roth
Gols:
Inter: Oscar (8min/1ºT), Leandro Damião (37min/1ºT)
Cruzeiro: Léo (20min/2ºT)
Cartões amarelos:
Inter: Nei, D’Alessandro, Muriel
Cruzeiro: Mateus, Everton, Anselmo Ramon
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Marco Antônio Santos Pessanha (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ)
Público: 10.891
Renda: R$ 173.590
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: Sábado, dia 7 de julho de 2012

