Na manhã desta quarta-feira, 4, na aduana de Porto Soberbo, ocorreu o ato de liberação total da BR 468, entre os municípios de Três Passos e Tiradentes do Sul. A pavimentação está completa, restando apenas as obras de acabamento e sinalização nos últimos 6,8 quilômetros da rodovia. Mesmo ainda faltando a conclusão destes serviços, o tráfego de veículos está liberado.
Estiveram presentes autoridades regionais, entre elas o presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro, Jair Schmitt; o prefeito de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann; o prefeito de Três Passos, Cleri Camilotti; vice intendente de El Soberbio (Argentina), Jair Pereira, além dos engenheiros Luiz Bassani e Luiz Antonio Echeverria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito – DNIT, e Ricardo Dutra, da empresa responsável pela execução da obra.
Nas manifestações, as autoridades destacaram a importância da rodovia para a economia desta parte do Rio Grande, e a aproximação com o país vizinho. A conclusão da BR 468 ocorre cerca de três décadas após o seu início. Agora, a mobilização será pela construção da ponte, outra reivindicação antiga dentro dos projetos de desenvolvimento regional.
Foto e texto da RÁDIO ALTO URUGUAI-