por PC/Final Sports
Para apagar a derrota para o Botafogo, em casa na última rodada, o Internacional conquistou importante vitória ao fazer 2 a 0 no Sport, no início da noite deste domingo, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bruno Aguiar, contra, e Leandro Damião, aos 14 e 39 minutos do primeiro tempo, anotaram os gols na Ilha do Retiro. O último triunfo longe de seus domínios havia sido no dia 8 de abril, nos 3 a 0 sobre o São Luiz. Depois, foram cinco jogos, com duas derrotas e três empates.
O resultado construído com solidez em Recife levou o Colorado para a 6ª posição com 11 pontos, três atrás do líder Cruzeiro e um do Grêmio, o 4º colocado.
O próximo compromisso do Inter também será no Nordeste. Depois da folga na segunda-feira, já em Porto Alegre, o grupo encara cinco turnos de treino antes do embarque para a Bahia após a atividade matinal de sexta. O confronto com o Tricolor comandado por Falcão está marcado para as 16h de domingo, no Estádio de Pituaçu.
– O jogo
Empolgado com os gritos de guerra da ruidosa torcida, apesar do número reduzido em razão da chuva, o Sport se mandou para o ataque nos momentos iniciais da partida. Mas de produtivo teve apenas o chute de longa distância de Felipe Azevedo, aos 5 minutos. O atacante carregou desde o meio-campo até a intermediária e, vendo-se cercado de homens de branco e sem ninguém para passar, arriscou e mandou perto do ângulo direito de Muriel.
Pouco a pouco o Internacional acertou seu posicionamento, pôs a bola no chão e passou a ditar o ritmo do confronto. E, na primeira chegada com mais força à frente, deixou a bola no fundo do gol aos 14. Em jogada pelo lado direito iniciada por Elton, o substituto de Sandro Silva enquanto este tiver seu futuro indefinido no Beira-Rio, Oscar cruzou para a pequena área tentando Dagoberto, mas o zagueiro Bruno Aguiar na antecipação acabou por jogar contra a própria rede.
Depois do primeiro quarto de jogo morno, apesar do gol, aos 22min, Guiñazu tabelou com Dagoberto na meia-lua e recebeu para concluir já dentro da área. Porém, o chute pressionado por um defensor saiu fraco para fácil defesa de Magrão. Mas quatro minutos depois o goleiro executou boa intervenção no chute de Kleber que Oscar não conseguiu completar para dentro no rebote.
Jogando em casa, atrás no placar e ingressando na zona de rebaixamento em combinação com resultados paralelos, o Leão da Ilha tentou reagir em duas ofensivas concluídas por Reinaldo. Na primeira, aos 28min, o meia deixou Bolívar e Índio na saudade, ingressou na área pela esquerda, mas isolou por cima na hora de bater em gol. A seguir, logo aos 31, recebeu quase na mesma posição e, desta vez com jeito, tentou o ângulo, mas igualmente mandou pela linha de fundo.
Apesar das duas chegadas com arremates perigosos, o Colorado mantinha o controle do duelo e sem muito esforço chegou ao segundo gol aos 39 minutos. Depois de bela troca de passes da intermediária até a linha de fundo pela esquerda, com a participação de Dagoberto, Oscar e Guiñazu, Leandro Damião, de carrinho, empurrou para o fundo do gol, encerrando a boa atuação na etapa inicial.
Veio o segundo tempo e, tal qual o primeiro, o Inter seguiu controlando e esperando o erro do Sport para sair em velocidade e matar o jogo. Aos 8 minutos surgiu a chance. No passe de Kleber para Damião na entrada da área, o camisa 9 soltou a canhota de primeira, exigindo que Magrão pulasse no canto e mandasse para escanteio.
Consistente na defesa e com boa movimentação do meio para frente, com os volantes seguidamente aparecendo na frente, aos 18, Damião deixou Dagoberto na corrida com o defensor ingressando na área, mas o número 20 bateu de primeira em cima do goleiro.
Com o uniforme praticamente limpo, Muriel assistia aos avanços pouco incisivos dos pernambucanos e participava apenas em fáceis intervenções. Com a tranquilidade da partida, Dorival Júnior aproveitou para dar oportunidade a Marcos Aurélio na vaga de D’Alessandro, aos 29 minutos. Em seguida, aos 32, o novato em campo deixou Guiñazu praticamente cara a cara com Magrão, mas o argentino mandou para fora.
No minuto seguinte, foi a vez de Dagoberto deixar o campo para a entrada de Gilberto, que há pouco tempo havia sido tentado pelo próprio Sport. Com 41min foi a vez da troca de Leandro Damião por Jajá, que no mesmo minuto cabeceou com perigo o cruzamento de Kleber, naquela que foi a última situação de gol em Recife.
> Brasileirão
6ª rodada
Sport 0 x 2 Inter
SPORT
Magrão; Marquinhos Paraná (Ruan), Edcarlos, Bruno Aguiar e Rivaldo; Rithelly, Tobi, Reinaldo e Willians (Jael); Felipe Azevedo e Henrique (Thiaguinho).
Técnico: Vagner Mancini
INTER
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Elton, Guiñazu, Oscar e D’Alessandro (Marcos Aurélio); Dagoberto (Gilberto) e Leandro Damião (Jajá).
Técnico: Dorival Júnior
Gols:
Inter: Bruno Aguiar (14min/1ºT); Leandro Damião (39min/1ºT)
Cartões amarelos:
Sport: Marquinhos Paraná, Rivaldo
Inter: Dagoberto
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia Pedrosa (Fifa-RJ) e Wagner Almeida Santos (RJ)
Local: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: Domingo, 24 de junho de
Público total: 15.249
Renda: R$ 140.635