O edital de seleção de oito projetos do Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas e APLs foi lançado, nesta terça-feira (20), durante almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a participação do governador Tarso Genro. O documento é dirigido à indústria do setor eletroeletrônico, automação e controle da borracha, petroquímica e material plástico, audiovisual, máquinas e equipamentos industriais, agroindustriais familiares e projetos voltados para os Coredes Sul e do Médio Alto Uruguai.
Tarso assinou dois decretos regulamentando o Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) e o Comitê de Articulação da Política Estadual de Fomento à Economia da Cooperação. O chefe do Executivo enfatizou que o lançamento do edital para a seleção dos oitos projetos possibilita que o programa entre em plena operação. O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, afirmou que uma importante etapa foi concluída no que se refere aos arranjos produtivos. "Nós temos o compromisso de apresentar apenas programas e projetos totalmente estruturados", disse.
No Rio Grande do Sul, a proposta foi estruturada em 2011 e iniciou o projeto piloto com cinco APLs (Polo de Moda, Moveleiro, Pedras e Jóias, Pós-colheita e Automotivo). Em março deste ano, três núcleos de extensão entram em operação (região Noroeste Colonial, Produção e Serra). O núcleo estadual de ações transversais definiu como prioridade, em fevereiro deste ano, apoiar oito APLs vinculadas às políticas industrial, de combate às desigualdades regionais e da agroindústria familiar.
Já o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron, destacou que o programa apoia a organização dos setores econômicos e de regiões para projetos de cooperação para arranjos produtivos que possuem ações em comum para o desenvolvimento tecnológico, competitivo e pesquisa no Estado. "Nos APLs, o Governo pode apoiar com até R$ 88 milhões, vindos do Banco Mundial e Fundo dos APLs", ressaltou. O foco é geração de emprego e renda, competitividade e eficiência.
Com o projeto de Extensão Produtiva e Inovação, desenvolvido em parceria com universidades conveniadas e em conexão com as políticas da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a meta é oferecer treinamento empresarial, até 2015, R$ 41 milhões aplicados, beneficiando 5 mil empresas.
Os oito editais dos APLs também foram assinados pelo presidente da AGDI, Marcus Coester. O edital será publicado nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial e mais informações sobre a implantação dos núcleos e onde encontrá-los podem ser encontrados nos sites www.sdpi.rs.gov.br e www.saladoinvestidor.rs.gov.br. Os interessados terão 40 dias para apresentar os projetos, conforme o modelo que será disponibilizado.