por Filipe Duarte/Final Sports
Em jogo de muitas emoções, o Grêmio, sem nenhuma aspiração no Campeonato Brasileiro, protagonizou um verdadeiro espetáculo no Engenhão, na noite desta quarta-feira. O time gaúcho chegou a estar vencendo em três oportunidades durante o jogo, mas foi derrotado por 5 a 4 pelo Fluminense.
Fred marcou quatro vezes para os cariocas, enquanto Sobis completou. Para a equipe porto-alegrense, anotaram Rafael Marques, Marquinhos, Brandão e Adílson. Brandão ainda acabou expulso na reta final da partida. O Tricolor volta a campo já no próximo sábado, quando recebe o Ceará, às 19h, no Estádio Olímpico. Para este compromisso, o técnico Celso Roth terá à disposição o capitão Fábio Rochemback, que cumpriu suspensão nesta quarta.
O jogo
Disposto a se recuperar da última rodada, quando perdeu em casa para o América-MG, o Fluminense começou forte no ataque. Logo no terceiro minuto de jogo, Fred recebeu na entrada da área e chutou forte, à direita do gol de Victor. Aos 8, Deco dominou sozinho dentro da área e quando preparava o arremate, foi acossado pelo zagueiro gremista. A bola subiu e caiu tranquilamente nas mãos do camisa 1 tricolor.
A partir dos 10 minutos o Grêmio começou a aparecer mais no ataque, acionando, principalmente, Lúcio. Ao tomar o gostinho, o time desenho o gol. Aos 16, Marquinhos cobrou escanteio e Cavalieri saiu muito mal da meta. Rafael Marques, que aparecia por trás, apenas cumprimentou para o fundo das redes: 1 a 0.
Já aos 18 o Flu tentou responder à altura. De bem longe, Marquinho mandou um chutaço, obrigando Victor a se esticar e espalmar para fora. No minuto seguinte, ainda, Leandro Euzébio recebeu na pequena área e carimbou o travessão. O Engenhão explodiu em lamentações. Eis que aos 24 o grito de gol saiu das arquibancadas. Em cobrança de falta vinda da direita, Fred se antecipou ao goleiro gremista e desviou de cabeça para empatar o marcador: 1 a 1.
Apesar da pressão exercida pelos cariocas, o Grêmio não se entregava. Aos 28, Mário colocou entre as pernas de seu marcador, invadiu a área e fuzilou. Mas a bola se perdeu para fora. Aos 32, foi a vez do lateral servir Brandão que, de cabeça, acertou o travessão. O momento era todo do Tricolor gaúcho, e a torcida da casa sabia disso, tanto que começou a vaiar sua própria equipe.
Aos 42, o Flu conseguiu sair da defesa e, numa bola mal afastada por Gilberto Silva, Rafael Sobis arriscou da entrada da área. O chute, porém, foi infrutífero. Eis que no último minuto o Grêmio deu o golpe de misericórdia. Depois de ver Lúcio ser derrubado na entrada da área, Marquinhos pegou a bola e cobrou de maneira exuberante no canto de Cavalieri: 2 a 1. Não tinha melhor hora para marcar e descer para o vestiário com resultado a favor.
Pois na largada do segundo tempo, o Grêmio quase repetiu o lance que originou o primeiro gol. Aos 5 minutos, Douglas cobrou falta pela direita e Cavalieri passou lotado mais uma vez. Entretanto, agora, Rafael Marques não conseguiu concluir com precisão. O momento era todo dos gaúchos, mas quem marcou foram os cariocas. Aos 8, Deco lançou Fred de maneira primorosa, às costas da defesa gremista. O camisa 9, na cara de Victor, não perdoou e deixou tudo igual: 2 a 2.
A partir de então, o Flu cresceu na partida. Aos 13, Deco dominou pela esquerda, avançou sobre Mário e chutou rasteiro. O tiro saiu rente à trave gremista, para fora. Três minutos depois o destino da redonda seria diferente. Ao receber a bola na entrada da área, o ex-colorado Rafael Sobis não teve dúvidas e mandou uma bomba. Victor ainda tocou na bola, mas ela encheu a rede. Em seu primeiro gol contra o Grêmio, Sobis decretava a virada: 3 a 2.
O Tricolor gaúcho não se dava por vencido. Aos 20, os atletas reclamaram pênalti, quando a bola bate na mão de Marquinhos, em cruzamento para dentro da área carioca. O árbitro nada assinalou e ainda apresentou o cartão amarelo para Rafael Marques, por reclamação.
Na sequência, o técnico Celso Roth chamou Saimon do banco, para entrar na vaga de Gilberto Silva. Porém, a defesa seguia vazando. Aos 25, Elivélton não aproveitou furada do jovem zagueiro tricolor, na frente da meta.
Mas o jogo não estava encerrado. Aos 29, Lúcio cruzou da esquerda e encontrou Brandão no segundo pau, para cabecear no contrapé de Cavalieri e empatar a partida. E, já no lance seguinte, Adílson tratou de fazer o vira-vira em um arremate impressionante de fora da área, no ângulo de Cavalieri.
Mas não pararia por aí. Bastou a bola rolar para o árbitro assinalar penalidade para os donos da casa. Fred tomou a bola e venceu Victor, igualando a partida em 4 a 4. Mas ele, justamente Fred, trataria de fazer a nova virada aos 36 minutos. Em cobrança de falta da intermediária, a bola ficou quicando sem que ninguém afastasse. Até que o camisa 9 não deixou a chance passar em branco, chutando para as redes de Victor: 5 a 4.
Após o gol, os jogadores gremistas reclamaram demais, culminando com a expulsão de Brandão. Chegou até a se ameaçar uma retirada de campo. Mas em seguida a partida recomeçou. E, aos 42, Douglas cobrou falta no travessão do Tricolor carioca. Inspirado, Fred também fez o mesmo, já aos 51 minutos.
> Campeonato Brasileiro35ª rodada
Fluminense 5 x 4 Grêmio
FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Marquinho (Matheus Carvalho) e Deco (Souza); Rafael Sobis (Rafael Moura) e Fred.
Técnico: Abel Braga
GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva (Saimon), Rafael Marques e Gabriel; Adilson, Fernando, Marquinhos (Leandro), Lúcio (Miralles) e Douglas; Brandão.
Técnico: Celso Roth
Gols
Fluminense: Fred (24min/1ºT, 8min, 33min e 36/2ºT), Rafael Sobis (16min/2ºT)
Grêmio: Rafael Marques (16min/1ºT), Marquinhos (46min/1ºT), Brandão (29min/2ºT), Adílson (30min/2ºT)
Cartões amarelos
Fluminense:
Grêmio: Marquinhos, Gilberto Silva, Rafael Marques, Fernando, Lúcio
Cartões vermelhos
Grêmio: Brandão
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quarta-feira 16 de novembro de 2011