por PC/Final Sports
– O jogo
Com André Lima vetado pelo Departamento Médico após voltar a se queixar de dores no joelho direito nesta manhã, Miralles foi o único atacante escalado pelo técnico Celso Roth para iniciar a partida, sendo Adilson o escolhido para compor a meia-cancha no lugar do suspenso Marquinhos.
No entanto, logo com 13 minutos, Escudero não suportou dores também no joelho e acabou substituído por Brandão. Desta forma, o atacante argentino perdeu a oportunidade de atuar na função que garante render mais, como referência na frente. De quebra, apenas Douglas possuía a característica de armação, uma vez que os outros homens do meio eram Fernando e Fábio Rochemback.
Antes do treinador do Grêmio ser obrigado a mexer na equipe, muitos erros de passe e apenas dois arremates, um para cada lado, foram registrados. Aos 4min, pelo lado direito da grande área de ataque, Rafael Marques, num misto de chute de cruzamento, por pouco não acertou o ângulo oposto do goleiro Deola. No minuto seguinte, o Palmeiras respondeu na cobrança de falta frontal de longa distância executada por Marcos Assunção que passou pouco acima do travessão de Victor.
A torcida precisou esperar até os 25 para ver o time ameaçar novamente. Após receber passe no bico da grande área pela direita, Brandão, se livrou da marcação, girou e soltou o chute para Deola espalmar para frente e a zaga afastar em definitivo o perigo. Mas na jogada seguinte veio o castigo pela pobreza técnica gremista demonstrada até então, mesmo que o adversário estivesse no mesmo nível. No cruzamento da direita, Ricardo Bueno cabeceou para espetacular defesa de Victor. Entretanto, a bola espalmada sobrou dentro da pequena área no pé de Cicinho, que ajeitou e estufou a rede para abrir o marcador.
Até que o árbitro paranaense Edivaldo Elias da Silva decretasse o fim da primeira etapa, o Tricolor não conseguiu criar mais uma situação sequer de gol. Enquanto isso, o Verdão comandado por Felipão e que não vencia há oito jogos, sendo quatro derrotas consecutivas nas últimas rodadas, pouco ameaçou, no máximo levou perigo nos escanteios cobrados por Marcos Assunção.
Para tentar reverter o escore adverso, no intervalo Roth trocou Adilson por Leandro, que aos 6 minutos fez jogada individual pelo meio e arriscou tendo o chute alto desviado para fora. Apesar de três atacantes em campo, apenas Douglas permanecia como homem de criação, sendo resguardado por Rochemback e Fernando. Aos 8 veio o troco. No passe apertado do capitão Fábio Rochemback para Mário Fernandes, o lateral perdeu para Luan que partiu em disparada pelo lado esquerdo de ataque do campo. Na velocidade aplicou uma meia-lua com facilidade em Gilberto Silva já dentro da área, avançou mais um pouco e para a sorte gremista emendou por cima.
Diante da pobreza técnica e das linhas defensivas bem postadas por Felipão, o Grêmio permanecia inoperante ofensivamente e viu Palmeiras ampliar aos 15min. Na cobrança de falta feita por Marcos Assunção da meia-esquerda, a bola desviou em Gilberto Silva que estava na barreira e pegou Victor no contrapé.
Cada vez mais longe da vitória, o Tricolor teve novo arremate quando o cronômetro marcava 21 minutos. Mas a tentativa fraca acabou fácil nas mãos do goleiro palmeirense. Porém, se passaram três minutos, e com algumas pessoas já deixando o estádio, veio o primeiro gol azul. Na evolução em velocidade de Leandro pelo lado esquerdo, o passe foi para Brandão que, já dentro da área, acertou o canto direito de Deola na batida rasteira.Sem forças e qualidade técnica, o ímpeto do gol de desconto foi esfriando, confirmando a invencibilidade Felipão contra o Grêmio em seis confrontos. Aos 41 minutos, Gabriel entrou no lugar de Rochemback mas pouco pôde contribuir. Mesmo assim, assistiu de dentro do gramado o gol de empate, uma bucha de longa distância de Fernando aos 46.
> Campeonato Brasileiro
34ª rodada
Grêmio 2 x 2 Palmeiras
GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Julio Cesar; Fernando, Rochemback (Gabriel), Adílson (Leandro), Douglas e Escudero (Brandão); Miralles.
Técnico: Celso Roth
PALMEIRAS
Deola; Cicinho, Henrique, Leandro Amaro e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Patrik; Luan e Ricardo Bueno (Fernandão).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols:
Grêmio: Brandão (24min/2ºT), Fernando (46/2ºT)
Palmeiras: Cicinho (26min/1ºT), Marcos Assunção (15min/2ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio: Rochemback, Fernando, Leandro, Júlio César
Palmeiras: Tinga, Gerley, Luan, Márcio Araujo, Ricardo Bueno
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Marco Antônio Martins (SC) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Domingo, 13 de novembro de 2011
Público total: 15.062
Renda: R$ 259.905,00