Conferência Regional de Turismo
Representantes dos 33 municípios da região do Yucumã estiveram reunidos nesta terça-feira (11), em Três Passos, na Conferência Regional do Turismo organizada pelo Consórcio Rota do Yucumã e Prefeitura de Três Passos e Setur-RS. O encontro serviu para debater o potencial do setor como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, além de formalizar as demandas regionais do setor.
A secretária do Turismo, Abgail Pereira, saudou a presença de vários segmentos no evento. "O plenário está muito bem representado pelo poder público dos mais diversos municípios, mas é grande a participação dos empresários. A Conferência se propõe, entre outras coisas, a determinar quem são nossos parceiros. O poder público não faz o Turismo. Quem o faz é a iniciativa privada. Ao Estado cabe induzir o desenvolvimento e chamá-la para que faça o turismo com os gestores e os profissionais do setor", afirmou.
De acordo com o prefeito de Derrubadas e presidente do Consórcio da Rota do Yucumã, Almir José Bagega, a região tem como característica a agricultura, mas o turismo pode ajudar no desenvolvimento local. "Tenho certeza que todos que estão aqui hoje querem achar maneiras de estimular o setor. A Conferência veio para discutir o turismo da região. Mas, para isso, temos de trabalhar a nossa população. Ela precisa conhecer o que temos aqui. Temos de conhecer nossa rota, nossos municípios para melhor nos ofertarmos como um todo", avaliou.
Abgail comentou a pesquisa divulgada na segunda-feira (10) pelo Ministério do Turismo, que apontou, entre outros dados, que o número de estrangeiros que atribuíram ao turismo no Brasil o nível máximo de excelência cresceu 18,4%, passando de 26,6%, em 2009, para 31,5%, em 2010. "O turismo é um fenômeno em nosso País. E a perspectiva é que o setor cresça ainda mais com a chegada dos mega eventos que vão nos colocar na vitrine para o mundo. Mas para que os turistas continuem reconhecendo o Brasil como um destino à altura de suas expectativas, temos de qualificar a nossa oferta", ressaltou a secretária.
Pela primeira vez, depois de 10 anos, a Setur conseguiu aumentar o orçamento para o próximo ano, destacou Abgail. "Hoje, nosso orçamento anual é o que Santa Catarina recebe em um mês. No entanto, essa realidade está mudando, graças à visão do governador Tarso Genro que acredita que o turismo pode ser um indutor do desenvolvimento. Mas estamos nos articulando para buscarmos mais recursos, além dos estaduais, através de contatos com os Ministérios das Cidades, do Desenvolvimento e da Agricultura, entre outros. Só que para chegarmos a eles temos de nos credenciar e mostrar o que o Rio Grande do Sul tem a oferecer".
Entre as propostas apresentadas para fomentar o turismo local surgiram a ampliação da sinalização turística, a criação de conselho municipal de turismo em todos os municípios, implantação de um centros de informações turísticas e cursos de qualificação e capacitação na área do turismo.
Os 31 delegados eleitos, de acordo com o número de participantes defenderão as demandas regionais na conferência estadual em dezembro, em Porto Alegre.