A primeira votação ocorreu no dia 26 de setembro, quando, por oito votos favoráveis e um contrário, foi decidido, em primeira instância, que o número de parlamentares permanecesse inalterado. Na ocasião, somente o vereador Vateri Francisco Neckel (PSDB), se posicionou contra a proposta.
Mas, em contrapartida à primeira votação realizada há duas semanas, 5 vereadores se mostraram em desfavor à emenda, votando contra a regulamentação de apenas 9 parlamentares. Como necessitava dois terços dos votos – 6 no total –, a proposta acabou sendo derrubada. Confira na tabela abaixo:
Desta forma, abre-se a possibilidade de regulamentar outro número de vereadores. Caso tal proposta surja ainda neste ano, o projeto terá que contar com a assinatura de 5 vereadores. Já no ano que vem, para entrada de tal proposta, serão necessárias as assinaturas de apenas 3 vereadores – porém, continuarão sendo necessários 6 votos favoráveis para regulamentar outro número de parlamentares.
Sobre a proposta
Para as próximas eleições, as câmaras de vereadores dos municípios que desejarem alterar seu número de vagas – e que estiverem na faixa de população que as permitam mudar –, terão que fazer em breve essa alteração em sua Lei Orgânica – possivelmente até meados de setembro desse ano. No caso, Três Passos é o único munícipio da Região Celeiro que poderá realizar tal mudança – passando de 9 para 11 vereadores.
Fonte: regiaoceleiro.com.br