O Grêmio está de volta ao Campeonato Brasileiro. Confirmando a fase ascendente, o Tricolor gaúcho derrotou o São Paulo por 1 a 0, neste domingo, pela 23ª rodada do Brasileirão, e chegou ao terceiro triunfo consecutivo. Num jogo equilibrado, Douglas marcou o único gol e decidiu, para a felicidade de um estádio Olímpico lotado.
A vitória deixa o Grêmio com 30 pontos, na 12ª posição. O próximo confronto será contra o Vasco, em São Januário, no próximo sábado, às 18h. No meio da semana, Mário Fernandes e Victor defendem a Seleção Brasileira contra a Argentina, em Córdoba.
Apesar da pressão, gol não aparece
O jogo número 1.001 de Rogério Ceni pelo São Paulo começou de maneira bastante preocupante para o veterano goleiro. Isso porque o adversário era um Grêmio disposto a atacar e pressionar. Com incisivas subidas de Julio Cesar, a equipe de Celso Roth sufocou os visitantes nos primeiros minutos. Mas a bola não entrou.
A equipe paulista só conseguiu respirar no jogo aos 17 minutos, quando em ótimo contragolpe, Juan recebeu na área e teve seu chute bloqueado por Saimon. A partir daí o duelo dos tricolores ficou mais equilibrado. Cinco minutos depois, Dagoberto tentou encobrir Victor e, no lance seguinte, veio a resposta dos donos da casa: gol de André Lima. No entanto, o atacante estava centímetros à frente da marcação. O assistente viu e anotou impedimento.
A arbitragem chamou a atenção aos 30. Marquinhos dividiu na área, caiu e levou o cartão amarelo por simulação. Logo em seguida, Casemiro protagonizou lance parecido na área do Grêmio, mas a advertência só veio depois de muita reclamação dos jogadores e da torcida. No fim da etapa inicial, Douglas levantou com perigo na área. André Lima matou no peito e tentou puxar um voleio, arrancando um “uh” das arquibancadas.
Douglas define
Apesar da boa falta cobrada por Douglas logo a 2 minutos do segundo tempo, o São Paulo voltou melhor do intervalo. Em determinados momentos, a partida se transformou num ataque contra a defesa. Sorte para os gaúchos é que Victor e a defesa do Grêmio mostraram estar em uma boa jornada.
Atento, o camisa 1 gremista apareceu bem no duelo contra Dagoberto. O atacante rival mandou um chute difícil de fora da área aos 4 e levantou seguidas vezes à área pouco depois, nas quais o goleiro interveio bem. Na vez que não conseguiu, Casemiro colocou para dentro, mas cometeu falta antes e o lance foi anulado.
Quando o São Paulo parecia que incomodaria os planos de Celso Roth, Julio Cesar recebeu na ponta esquerda, aos 19. Ele avançou até a linha de fundo e cruzou para o meio, onde Douglas entrava com tudo. O camisa 10 tocou para o fundo das redes e saiu para o abraço, enquanto o Olímpico comemorava.
Depois do gol, Roth fez modificações que mantiveram o time para frente, com as entradas de Miralles e Brandão nos lugares de Marquinhos e André Lima, respectivamente. Do outro lado, o São Paulo arriscou ataques em sequência, mas esbarrou na defesa bem postada do Grêmio.
Brasileirão – 23ª rodada
Grêmio 1
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Fernando, Adilson, Marquinhos (Miralles), Douglas e Escudero; André Lima (Brandão). Técnico: Celso Roth.
São Paulo 0
Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro (Jean), Carlinhos e Cícero (William José); Lucas e Dagoberto (Rivaldo). Técnico: Adílson Batista.
Gol: Douglas (19/2º)
Cartões amarelos: Marquinhos, Saimon, Douglas, Julio Cesar; Casemiro, Juan
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Roberto Braatz e Bruno Boschilia (trio paranaense);
Local: estádio Olímpico.
Fonte: Correio do Povo