Leandro Damião fez toda a diferença na vitória do Inter sobre o Palmeiras, neste domingo, no estádo Pacaembu, em São Paulo. O time paulista levou mais perigo durante boa parte da partida, mas pecou na finalização. No lado colorado, porém, Damião não perdeu as chances que teve de tocar para as redes e definiu o 3 a 0 fora de casa. Enquanto o centroavante fazia o escore na frente, Muriel também foi essencial para garantir os três pontos lá atrás quando o adversário pressionava.
Com a vitória o Inter ultrapassa o Palmeiras e chega ao 7º lugar, com 35 pontos. Agora, o Colorado está a cinco pontos do quarto colocado, o Botafogo que foi goleado pelo Coritiba. Para a equipe de Felipão a derrota significa o oitavo lugar na tabela, com 34 pontos e a pressão da torcida insatisfeita com a sequência de jogos. Na próxima rodada, o Colorado encara o Coritiba, no domingo que vem, às 18h, no Beira-Rio.
O jogo
O Inter começou o jogo muito recuado e deu espaços para o Palmeiras. Além disso, fez muitas faltas próximas da área, sempre um perigo quando Marcos Assunção está do outro lado. A primeira grande chance palmeirense, contudo, ocorreu com bola rolando. Aos 11 minutos, Cicinho invadiu a área e cruzou para Fernandão. Ele pegaria sem goleiro, mas Rodrigo Moledo surgiu para salvar de carrinho. Na sequência, Muriel defendeu.
Marcos Assunção assustou aos 18 minutos. O Inter fez uma falta na intermediária, relativamente longe do gol. Mas ela era frontal e o meio-campista chutou um foguete para a meta. A bola passou rente à trave de Muriel, que ficou plantado olhando, sem chances de defesa. Para a sorte do Colorado, tocou pelo lado de fora das redes.
Damião surge para desafogar o Inter com o gol
A falta de eficiência ofensiva dos paulistas foi castigada aos 25 minutos. Em contragolpe do Inter, Andrezinho dividiu bola na frente da área, ela espirrou para a confusão e Damião recolheu de costas. Ele dominou no peito e fez a virada para encobrir o goleiro Marcos e mandar para as redes, abrindo o placar.
Logo a seguir o Inter tentou aproveitar o momento do jogo para ampliar. Oscar recebeu livre na entrada da área, chutou forte e cruzado. A bola tinha endereço certo, mas Marcos defendeu em dois tempos para evitar o gol. A pressão do Palmeiras ficou quase insuportável na sequência.
Aos 33 minutos, Muriel salvou na cobrança de falta de Marcos Assunção, no ângulo esquerdo. Dois minutos depois, a bola foi alçada na área, ninguém do Inter subiu e Luan chutou. Ele estava a um metro do gol, mas desviou por toda a extensão da meta, sem entrar, para sorte dos colorados. A última chance da etapa inicial veio aos 45 minutos. Marcos Assunção mandou para a pequena área, Vinícius foi para o cabeceio, sem marcador e goleiro, mas tocou para o lado.
Muriel segura a pressão no início do segundo tempo
A etapa final já começou com lance de perigo para o Palmeiras. Aos 3 minutos, Muriel salvou o Inter do empate. Marcos Assunção cobrou falta, Juan falhou no desvio, mas o goleiro saiu com os pés para tirar para escanteio. Muriel voltou a trabalhar em cabeceio de Fernandão. O centroavante subiu no segundo pau, testou forte, mas o goleiro do Inter fechou o ângulo e pegou firme.
A resposta do Inter veio com Oscar. Damião arrancou pela direita, tentou o drible e caiu. A bola sobrou para o meia, que deu mais três passos e chutou de fora da área. O chute saiu desviado, porém, sem perigo para Marcos. Aos 26 minutos, Muriel voltou à fazer a diferença. Marcos Assunção pegou rebote de bola afastada por Juan. Ele chutou firme, de primeira, mas Muriel catou firme. No contragolpe, Moledo roubou bola no meio, tirou de um marcador e seguia livre para o gol. Faltou recursos técnicos, no entanto, para o zagueirão e ele chutou prensado
O Inter definiu o jogo minutos depois. A jogada foi toda de Nei, mas o gol só poderia ser de Damião. O lateral-direito avançou pela ala, cortou para o meio e desmarcou o centroavante. Damião ajeitou e chutou rasteirinha, sem chances para Marcos.
Dez minutos depois, o atacante decretaria a goleada. Damião dividiu bola com o zagueiro, ganhou, driblou Marcos e ajeitou com calma e tempo para enfiar de chapa para o fundo das redes. Vitória empolgante do Inter em São Paulo.
Brasileirão – 23ª rodada
Palmeiras 0
Marcos; Cicinho (Chico), Thiago Heleno, Henrique e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Tinga) e Luan; Vinícius (Ricardo Bueno) e Fernandão. Técnico: Felipão
Inter 3
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber; Elton, Sandro Silva (Bolatti), Andrezinho (Fabrício), Oscar e D’Alessandro (Ilsinho); Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior
Gols: Leandro Damião (24min/1ºT, 37min e 46min/2ºT)
Cartões amarelos: Patrik (P), D’Alessandro, Sandro Silva, Oscar, Kleber, Muriel (I)
Arbitragem: Alício Pena Jr. (MG), com Cleriston Clay Barreto Rios (aspirante Fifa/SE) e Helberth Costa Andrade (MG)
Público: 9.024
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Fonte: Correio do Povo